quinta-feira - 17/06/2021

Construção de adutora no Bom Destino encerra espera de anos por água doce

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) construiu uma pequena adutora no Bom Destino, na zona rural de Mossoró. O equipamento de aproximadamente 150 metros vai encerrar um problema que há anos atormentava as mais de 120 famílias da localidade: a falta de água doce.

O Diretor de Unidade da SEADRU, Vlademir de Paula Tavares, informou que a secretaria acatou a ideia da comunidade para solucionar o problema que perdurava há pelo menos seis anos e que num curto espaço de tempo está sendo resolvido.

“A gente começou a conversar com a população e acatamos a ideia deles que há vários anos eles estavam com problema de água doce. A gente fez aqui a adutora e já vamos instalar o dessalinizador. Uma demanda de seis, sete anos nós estamos resolvendo em apenas cinco meses”.

Vlademir explicou que a água sai direto do poço e entrará no dessalinizador que será instalado ao lado caixa d’água. Ele disse que a água que chega 70% dela é composta de rejeito, que é a água salgada e os 30% restante o equipamento trabalha para transformar em água doce. “A população terá uma água de boa qualidade”, enfatiza.

“Situações que são importantíssimas para dar dignidade ao morador da zona rural em ter água doce, próximo da sua residência, na sua própria comunidade. A equipe da Seadru está atenta para tentar resolver problemas que são demandados pela zona rural”, destaca o titular da Secretaria da Agricultura, Faviano Moreira.

Lindemberg Mirindanha, morador do Bom Destino, comentou que a adutora vai beneficiar a população da comunidade. Ele disse que vários moradores andavam até 8 quilômetros para ter água doce.

“A gente ia pegar água na comunidade do Arisco. A construção dessa adutora vai melhorar 100%. Faz muitos anos que nós não tínhamos água doce aqui. Agora graças a Deus vai dar certo. O Arisco fica distante daqui uns oito quilômetros”, falou o morador de 50 anos que reside na comunidade desde que nasceu.

No início da tarde desta quinta-feira a adutora já começou a funcionar. “A adutora já está funcionando enchendo a caixa d’água com água salgada e amanhã (sexta-feira) nós vamos fazer a conclusão do dessalinizador. O equipamento foi testado e está ok e aí é só transformar agora em água doce. Até o meio-dia estará tudo pronto”, concluiu Vlademir.