terça-feira - 10/09/2019
Conferência da Assistência Social destaca crescimento positivo nos indicadores municipais
Por: Comunicação
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude e em parceria com o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), realizou nesta terça-feira, 10, a XI Conferência Municipal Democrática da Assistência Social. O evento foi baseado em três eixos: democracia, controle social e financiamento.
Durante a programação, a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, apresentou números de ações que estão sendo realizados na política da assistência social do município, desde a organização e fortalecimento das equipes técnicas; regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); descentralização do Cadastro Único, inclusive para a zona rural; além de metas alcançadas como é o caso do programa Criança Feliz, a reestruturação dos serviços dos acolhimentos institucionais; a implantação do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Wilson Rosado; entre muitas outras conquistas.
"Os indicadores cada vez mais positivos e o alcance das ações mostra que mesmo tendo encontrado a gestão do jeito que encontramos, estamos conseguindo chegar até as pessoas de uma forma a modificar vidas, elevar a auto estima, e é esse o nosso objetivo. É isso que viemos mostrar aqui hoje", disse Lorena Ciarlini.
O evento teve como objetivo abrir um espaço democrático para discussões e articulações coletivas em torno de propostas e estratégias de organização do Sistema Único de Assistência Social. “Viemos aqui exatamente com o objetivo de fazer essa conferência das ações em torno das políticas da assistência e em um momento em que muitos municípios, devido à crise, não conseguem realizar suas conferências, Mossoró está conseguindo, mesmo com um número menor de participantes, mas estes com qualidade e responsabilidade suficiente”, disse Lanusa Cristine, presidente do CMAS.
O promotor da Infância, Sasha Alves, destacou que o Sistema Único de Assistência Social é de suma importância para o país. “Para que crianças tenham direito de alcançar o mínimo social, é importante que continuemos nessa caminhada. No momento que estamos enfrentando, em que as políticas públicas estão tendo seus recursos cada vez mais drenados, é importante que lutemos para não perdermos esse espaço de discussão qualificada de construção democrática”, afirmou.
A programação foi realizada no auditório do Sesi e contou com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e delegados eleitos para a Conferência.