sábado - 09/08/2025

Concurso "Bode Arretado" fomenta gastronomia regional

Por: Thiago Braga

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Nesta sexta-feira (8), a programação da Festa do Bode 2025 promoveu mais uma edição do seu concurso gastronômico. O "Bode Arretado" movimenta restaurantes numa competição para a escolha do melhor prato, fomentando a economia e valorizando a gastronomia regional.

O concurso estimula a criação, adaptação e inovação gastronômica. Os participantes são motivados a cada vez mais buscarem apresentar o que há de mais saboroso e inovador na culinária regional, visando conquistar os jurados.

"O Concurso Gastronômico 'Bode Arretado' vem para brilhantar a Festa do Bode. Todos os anos é uma expectativa muito boa dos participantes, dos restaurantes que se dispõem a concorrer nesse concurso. Todos os anos a gente vê que os restaurantes se esforçam para apresentar um bom prato e concorrer à altura de todos que estão participando", explicou Allany Medeiros, coordenadora do concurso gastronômico. 

Nesta edição, seis restaurantes participaram do concurso gastronômico. "Nós tivemos um aumento da premiação para este ano. O primeiro lugar, mil reais; o segundo lugar, seiscentos reais e o terceiro lugar, quatrocentos reais. Uma forma de incentivar, de fato, a participação", destacou Allany Medeiros.

O Restaurante Tenda levou o primeiro lugar com o prato "Carré de cordeiro com purê de macaxeira". Já segundo lugar ficou para o Bacurim e a terceira colocação com Costa Branca. 

"Pelo segundo ano consecutivo que a gente está ganhando, graças a Deus. Esse ano, a gente pegou um carré de cordeiro, fez a proeza de rechear com queijo, molho, uma coisa bem regional, finalizou ele com o acompanhamento de purê de macaxeira", detalhou Alderlan Gurgel, representante do Tenda, restaurante vencedor do concurso. 

O "Bode Arretado" promove visibilidade dos restaurantes participantes, incentivo ao consumo de comida regional e incremento na economia. "É um concurso muito válido. Tanto pela questão do reconhecimento, como a questão da visibilidade. Para nós que fazemos parte, que estamos aqui na Feira do Bode, nesse momento, é ter uma visibilidade melhor. Para nós é muito importante", acrescentou Alderlan Gurgel. 

"Uma coisa interessante é que depois do concurso, o prato vencedor precisa ficar no cardápio do restaurante durante os dias da festa. Isso é muito bom, porque incentiva a questão do consumo e também do aporte econômico, a visibilidade que dá para o empreendimento vencedor. A gente fica muito feliz em mais um ano poder colaborar com o concurso e engrandecer cada vez mais a festa do bom", concluiu a coordenadora do concurso gastronômico.

Anterior Próximo