terça-feira - 19/09/2023

Comunidades rurais de Mossoró recebem projeto que aborda benefícios das plantas medicinais

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró está levando para a população atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) orientações sobre o uso de plantas medicinais. Recentemente, as ações do projeto denominado “Plantando com Saúde” foram realizadas em comunidades rurais do município.

Na semana passada, a população da comunidade Piquiri participou de atividade promovida pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, potencialidades das plantas que fazem parte do dia a dia do homem do campo foram trabalhadas com o público, destacando como usá-las a nosso favor.

A atividade forneceu à comunidade informações relevantes sobre as principais plantas medicinais que podem auxiliar na saúde. Além disso, aconteceu a entrega de mudas aos participantes e orientações foram repassadas aos usuários da UBS sobre plantio e cultivo.

“O projeto ‘Plantando com Saúde’ visa despertar no homem da zona rural de algumas unidades de saúde a responsabilidade e a consciência de que muitas atitudes simples, fáceis podem proporcionar excelentes retornos da saúde. Exemplos disso: o uso de plantas medicinais, bons hábitos de beber água, dormir, praticar alguma atividade física, inclusive a dança pode ser muito bom para a saúde. E as plantas medicinais que a gente abordou nas atividades podem ser cultivadas no próprio quintal. Elas podem servir até de remédios e alimentos”, explicou Alvanir Lucas, coordenadora da Política de Atenção Integral das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde.

No Polo Maísa, as ações do projeto “Plantando com Saúde” foram realizadas na UBS Luiza Vanessa da Silva Marinho. No primeiro momento, as equipes promovem palestra, esclarecem dúvidas e dialogam com a população local sobre o assunto. Posteriormente, os profissionais da Atenção Primária à Saúde retornam à comunidade, visitando as residências para acompanhar o andamento do cultivo das plantas.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Programa Saúde do Homem; Equipe Multidisciplinar da Prefeitura de Mossoró.

A proposta da iniciativa ainda prevê até o final do ano a promoção de novas ações em outras localidades do município.