sábado - 06/04/2019
Comunidade Pau Branco recebe projeto Família em Foco
Por: Comunicação
A manhã deste sábado, 06, foi movimentada na comunidade Pau Branco, Zona Rural de Mossoró. Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitaram os serviços que foram ofertados pelo projeto Família em Foco, que chegou a sua 4ª edição. Foram realizados atendimentos odontológicos, testes rápidos, verificação de pressão e testes de glicemia, exames preventivos, atendimento psicológico, nutrição, shantala em bebês, vacinação, entre outros atendimentos.
Igor Alexandre é tratorista e mora na comunidade do Pau Branco, ele aproveitou o sábado de folga para cuidar da saúde. "Como trabalho na semana aí a gente aproveita uma ação como essa no sábado pra fazer exames, tô agora aqui na fila pra fazer o teste rápido e vou ver o que tem mais pra fazer. Aqui da pra ver se tá tudo direitinho com a saúde né?", disse.
Na oportunidade a população também aproveitou os serviços do Plantão Social do município. Estavam sendo realizados o cadastro único, retirada da segunda via de registro, cartão SUS e também informações sobre o Casamento Coletivo. Também teve corte de cabelo e oficina de pintura para as crianças. Maria de Fátima aproveitou para fazer o cartão SUS dos filhos. "Quem tem criança na semana é mais difícil pra sair de casa, então aproveitei hoje e vim fazer o cartão SUS e vou aproveitar os outros serviços também", disse a dona de casa.
Combate à Dengue
Na ação do família em foco deste sábado também foi realizado um mutirão de visitas às residências da Comunidade Pau Branco e adjacências, chegando ao Oziel, São Romão e Poço 10. Os agentes de endemias ganharam o reforço do tiro de guerra e saíram em campo orientando a população e combatendo os focos do mosquito Aedes aegypti. Foram 45 agentes de endemias e 31 homens do tiro de guerra visitando em média mil imóveis.
A secretária de Saúde do município, Saudade Azevedo, acompanhou a ação e reforçou o trabalho dos agentes de saúde e endemias no combate ao mosquito Aedes Aegypti. "Acompanhamos hoje aqui algumas visitas dos agentes e é muito importante esse trabalho porque nós encontramos foco do mosquito. Precisamos do apoio da população em não deixar água parada, não deixar baldes descobertos, cuidar dos seus quintais e não jogar lixo nas ruas. A gente precisa da ajuda da população porque 80% dos focos estão dentro das residências", destacou a secretária.
A próxima edição do Família em Foco será realizada na Zona Urbana da cidade, no dia 27 de abril. As Unidades Básicas de Saúde que irão receber o projeto serão divulgadas em breve.