terça-feira - 26/08/2025
“Compra Direta Indígena” doa produtos da agricultura familiar para venezuelanos em Mossoró
Por: Edinaldo Moreno
Os venezuelanos da etnia “Warao”, residentes em Mossoró, estão sendo contemplados com os produtos da agricultura familiar adquiridos por meio do programa “Compra Direta Indígena”, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), parceria do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
As entregas dos alimentos, como banana, coco, batata, limão, melancia, goiaba, macaxeira, entre outros, começaram no início da segunda quinzena de agosto e prosseguirão até o final de setembro. Analista de extensão rural da Emater, Alexandre Dantas explica que todos os alimentos adquiridos através do programa estão sendo doados exclusivamente aos indígenas venezuelanos.

“Todos os alimentos que estamos recebendo é exclusivamente destinado à comunidade indígena ‘Warao’ que está abrigada aqui em Mossoró. Estamos recebendo os alimentos, como frutas, hortaliças, bolos, todos oriundos da agricultura familiar de nove famílias de agricultores dos assentamentos Favela, São Romão e Agrovila Maísa. Hoje estamos distribuindo aqui no abrigo mais de meia tonelada de alimentos”.

Ao todo, 38 indígenas estão sendo contemplados como a medida. As entregas ocorrerão às terças-feiras até o dia 23 de setembro. O investimento é de R$ 15 mil. O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Cleiton Dantas, também ressaltou a importância do programa para os venezuelanos que moram no município e estão sendo beneficiados com o “Compra Direta Indígena”.

“Esta modalidade do PAA do ‘Compra Direta Indígena’ está tendo algumas edições no nosso Estado, e Mossoró foi contemplada com uma delas. O público-alvo é a comunidade indígena ‘Warao’. Até o final do mês de setembro eles receberão esses produtos adquiridos por meio do programa ‘Compra Direta Indígena’”, frisou.
O PAA foi restituído em 2023 e tem um olhar voltado aos povos e comunidades tradicionais, sendo uma das modalidades dessa estratégia direcionada aos indígenas.