quinta-feira - 18/09/2025

Companhia de Teatro se apresenta em escolas municipais ensinando crianças sobre educação financeira

Cultura e cidadania: Mossoró recebe peça que ensina crianças a importância de poupar e investir.

Por: Solange Santos

Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

Mossoró foi contemplada com um espetáculo especial unindo cultura, aprendizado sobre educação financeira por meio de muita diversão e descontração. O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e o Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob), levando às escolas públicas a peça teatral “Divertimento com Investimento”, voltado para crianças de 6 a 12 anos, apresentando de forma lúdica, ensinando a importância de investir.

Erilene Marinho - diretora da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva

“Nossa equipe da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, localizada aqui na Leste-Oeste, está recebendo a Companhia de Teatro do Ministério da Cultura, que percorre todo o Brasil, trazendo de forma lúdica a importância da educação financeira para crianças. Nos sentimos contemplados porque essa é uma pauta necessária para trabalharmos com essa turminha”, declarou a diretora da Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva, Erilene Marinho.

O projeto faz parte da Lei Rouanet, e conta com apoio do Diverteatro Brasil e do projeto Ciência Divertida, reconhecido internacionalmente por suas metodologias de ensino que unem ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática. O objetivo é mostrar que é possível aprender de forma leve e divertida.

Felipe Peoplee - ator

“Nosso projeto trabalha de maneira lúdica e divertida, sempre trazendo as crianças para dentro do espetáculo. Então, a nossa intenção é ensinar a educação financeira para elas, a maneira como podem utilizar e guardar o dinheiro que investirão no futuro. Se aprenderem agora ainda pequenos, poderão ter um futuro mais promissor. O Diverteatro Brasil é um projeto que viaja todo o país, levando o teatro para as escolas públicas através da Lei Rouanet, realizando um trabalho educativo, lúdico, divertido, ensinando todos os conceitos de ciência, tecnologia, educação financeira, alimentação, tudo que tem a ver com o ambiente escolar ou até mesmo o ambiente científico. A gente leva esse conteúdo infantil de maneira divertida para eles”, ressaltou o ator Felipe Peoplee.

Durante 50 minutos, dois atores e um produtor dão vida a uma narrativa cheia de humor e ciência, onde professores “malucos” convidam a plateia a refletir sobre consumo consciente, planejamento e a importância de poupar para realizar sonhos. A proposta é transformar conceitos de economia em brincadeira, despertando nas novas gerações o hábito de pensar no futuro.

Em Mossoró, a ação tem a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, que articulou junto à Secretaria Municipal de Educação para a escolha das escolas que receberiam a Companhia de Teatro Diverteatro Brasil. Na tarde desta quinta-feira (18), o espetáculo aconteceu na Escola Municipal Maurício Fernandes da Silva. Nesta sexta-feira (19), será a vez da Escola Municipal Paulo do Cavalcante, das 8h30 às 10h.

Janaína Holanda - secretária de Cultura

“É um projeto que está sendo realizado em várias cidades, e Mossoró foi contemplada. Duas escolas estão recebendo essa peça, esse espetáculo, que trabalha de forma lúdica a questão de economizar, trabalhar isso com crianças, então é a cultura trabalhando o seu projeto pedagógico e social também”, concluiu a titular da Cultura, Janaína Holanda.

 

Tags:
Anterior Próximo