terça-feira - 17/10/2023

Comitiva de Alagoas está em Mossoró para conhecer serviço de inspeção referência nacional

Por: Edinaldo Moreno

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), está recebendo nesta semana uma comitiva de Alagoas (AL), formada pelo Consórcio Intermunicipal do Sertão de Alagoas, para conhecer o trabalho do serviço de inspeção local dos produtos de origem animal e vegetal.

O SIM de Mossoró é referência nacional. Ele é um dos únicos municípios brasileiros equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBIPOV) para produtos de origem e o primeiro a conquistar o selo de origem vegetal em todo o país. A honraria foi entregue no último mês de agosto durante a Festa do Bode.

O órgão é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal minimamente processados. O órgão tem por finalidade promover a segurança alimentar, por meio de ações de saúde pública e combate à clandestinidade.

“O Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró, para quem é da área, hoje é uma referência nacional. A gente de Alagoas procura sempre se basear em quem é melhor e hoje, na minha opinião, o SIM Mossoró é referência no Brasil”, destacou Antônio Jatobá, organizador da Missão Alagoas.

“Estamos aqui para conhecer a legislação de vocês, que achamos muito avançada e mais condizente com a Região Nordeste do que outras legislações que a gente tem acesso. Também as práticas que o SIM tem no dia a dia, tanto no produto animal como no produto vegetal. Estamos fazendo esse intercâmbio procurando cada vez mais conhecimento, cada vez mais evoluir e melhorar”, completou.

Quem também acompanha a comitiva é o auditor fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Celso Walter Costa Barros. Ele destaca a importância da certificação do SISBI por parte do Serviço Municipal de Mossoró.

“Chamou a atenção da gente a conquista pelo Serviço de Inspeção de Mossoró da certificação para inicialmente de produtos de origem animal. O Brasil tem mais de 5 mil municípios, como também o SIM de Mossoró ser o primeiro município do Brasil a conseguir a certificação do SISBI de produtos vegetais. Surgiu a ideia de a gente fazer uma missão aqui em Mossoró e é uma honra estar aqui realizando essa visita”, comentou.

Médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal, Allany Medeiros disse que a equipe do consórcio procurou a Secretaria de Agricultura de Mossoró com interesse de conhecer o processo de trabalho do SIM e conseguiu viabilizar a vinda dessa comitiva, formada por 22 pessoas. A delegação passará três dias em Mossoró e conhecerá todo o trabalho desenvolvido pelo órgão municipal. Haverá visitas às empresas mossoroenses no período. A integrante do SIM diz que é uma responsabilidade enorme o órgão ser referência nacional.

“Como a gente sabe, além do serviço ter a equivalência animal, foi o primeiro a ter o SISBI vegetal, então, isso nos dá, além da visibilidade, muita responsabilidade na nossa execução de trabalho naquelas informações que passaremos e também com muita satisfação e isso significar dizer que o nosso trabalho está sendo reconhecido e que as pessoas estão tendo interesse de conhecer a nossa prática, execução do nosso trabalho”, celebrou.

O titular da Secretaria de Agricultura do município também esteve presente na acolhida realizada no Sebrae e destacou que desde quando o Município recebeu a equivalência para produtos de origem vegetal várias consultas estão sendo realizadas para conhecer o trabalho desenvolvido pelo SIM.

“Dessa vez estamos recebendo um grupo vindo de Alagoas (AL) para conhecer o trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal, conhecer também como um município de médio porte do interior do país conseguiu ser o primeiro em todo o Brasil a ter a equivalência do sistema federal para registrar todos os produtos de origem animal e vegetal. O SIM está na Secretaria de Agricultura e temos todo um planejamento de atividades que prezam por essa qualidade e eficiência de apoiar o pequeno empresário, empreendedor de Mossoró”.

Na recepção à comitiva, o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ressaltou a importância dessa visita ao município para conhecer experiências bem sucedidas do SIM. “O que está acontecendo em Mossoró sirva de exemplo para todo o país. Essa missão está em Mossoró para conhecer o sucesso que é a estrutura que a Prefeitura tem em relação à fiscalização. Estamos servindo de modelo para todo o país”.

A comitiva alagoana ficará em Mossoró até a próxima quinta-feira (19), com uma intensa programação.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA:

DIA 17 DE OUTUBRO

8h – Reunião acolhida e apresentação do SIM

12h – Intervalo para almoço

13h30 – Visita ao laboratório de Análises de Produtos de Origem Animal e apresentação de atividades desenvolvidas em parceria com a Ufersa

14h30 – Visita à sede do Serviço de Inspeção Municipal

DIA 18 DE OUTUBRO

8h – Visita ao AFIM

10h30 – Visita à Unidade de Beneficiamento de Polpas de Frutas da Cooperativa da Agricultura Familiar de Mossoró

12h – Intervalo para o almoço

14h – Visita à Unidade de Beneficiamento de Leite e Derivados – do Tabuleiro

16h30 – Audiência com o excelentíssimo prefeito Allyson Bezerra