segunda-feira - 22/02/2021

Comitê Sertão e Mar e Serviço de Inspeção Municipal debatem parcerias e troca de experiências

Por: DIRETI

Ocorreu nesta segunda-feira, 22, a visita de membros do Consórcio Intermunicipal Sertão e Mar ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O encontro teve como objetivo conhecer as instalações do equipamento e traçar parcerias futuras entre os órgãos.

O diretor administrativo do consórcio, Joseraldo do Vale, explicou que diversos prefeitos, secretários de Agricultura de algumas cidades do Rio Grande do Norte vieram conhecer como funciona o SIM de Mossoró.

“Nós temos a experiência de criar um consórcio, mas não temos a experiência do funcionamento do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) como tem aqui em Mossoró. Nós estamos em Mossoró para essa troca e estamos trazendo prefeitos, secretários de agricultura e outros secretários. As parcerias estão em fase de diálogo”, disse Joseraldo.

Joseraldo do Vale é presidente do Comitê Sertão e Mar. Foto: Wilson Moreno/PMM

“A gente vai conhecer um pouco da realidade do consórcio e passar nossa experiência enquanto serviço de inspeção municipal atuante. São poucos municípios do país que tem um serviço estruturado. Mossoró desde 2015 que vem nessa estruturação. Em 2020 nós conseguimos a equivalência SISB (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal)”, ressaltou Allany Medeiros, veterinária do SIM.

“A nossa fiscalização tem a mesma validade de fiscalização federal e a indústria que tem registro conosco ela pode, desde que siga e atenda alguns critérios, registrar também com o selo SISB e a comercialização pode ser nacional do produto produzido aqui em Mossoró”, complementou.

A veterinária do SIM, Allany Medeiros, destaca a importância do serviço para o município. Foto: Wilson Moreno/PMM

Joseraldo do Vale salienta ainda que o consórcio é multifinalitário. Ele iniciou as atividades em maio do ano passado e a intenção é trabalhar somente com o SIM. O órgão tem a ideia macro de todas as áreas possíveis para observar a necessidade dos municípios e o consórcio pode atuar e ajudar.

“O Serviço de Inspeção Municipal é de fundamental importância para a questão de saúde, sanidade, qualidade de produtos e segurança alimentar. O consumidor saber que aquele produto é registrado no SIM, que tem uma fiscalização por trás, permitindo evitar erros básicos de contaminação e aquele estabelecimento ter o responsável técnico por aqueles produtos. Então dá uma segurança alimentar e nutricional as famílias”.

Allany Medeiros enfatiza que a importância de uma cidade possuir um SIM é por conta da segurança alimentar e o combate a clandestinidade. “A segurança que um produto é inspecionado é legalmente, sanitariamente apto a ser comercializado e evitar prejuízo para a saúde da população é o principal objetivo”, finalizou.