terça-feira - 19/03/2019
Chuva no dia de São José traz esperança para agricultores da região
Por: Comunicação
O dia 19 de março, dia de São José, foi marcado por chuvas na região de Mossoró, trazendo a esperança de um bom inverno para os agricultores católicos que carregam em si a crença de que a chuva no dia de São José é um sinal de bom inverno e colheita farta. Mossoró tem a área rural de maior extensão do estado, possuindo mais de 100 comunidades. Nelas, milhares de agricultores com a esperança de plantar, ter sucesso nas suas colheitas e fartura nas plantações.
A manhã de hoje foi marcada pela missa do agricultor na Paróquia de São José no bairro Bom Jardim e lá centenas de agricultores se reúnem para agradecer e pedir ao Santo um bom inverno. Dona Maria das Dores é agricultora e mora no assentamento Quixaba, o dia de São José teve início com plantação nas suas terras. "Já hoje iniciamos o dia plantando. Temos milho bonecando, jerimum, sorgo, feijão, melão pepino, melancia. Chover hoje pra gente é a esperança é a consagração de um bom inverno. Ficamos muito felizes com essa chuva", disse.
Para o presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, o ano de 2019 já vem se consagrando melhor que 2018. "Já tínhamos a esperança que o ano de 2019 seria de boas chuvas e estamos vendo aí. Teremos um ano com inverno bom, chuvas bem distribuídas e sem nenhuma dúvida o ano de 2019 teremos uma boa safra no nosso município e em todo o estado para recuperar as perdas dos anos anteriores", falou Francisco.
O agricultor da comunidade Riacho Grande, Marcos Alberto, foi até a paróquia para participar da missa e agradecer a São José a graça de um bom inverno. "Saí da minha comunidade hoje cedo já chovendo. Já tenho muita coisa plantada e a lavoura grande. Tenho milho, feijão e também trabalho com orgânicos com muitas fruteiras. Tenho limão, laranja, goiaba, cajarana e muitas outras frutas. Essa chuva no dia de hoje é um bênção", disse o agricultor.
Distribuição de Sementes
Em Mossoró, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater, está trabalhando com a distribuição de sementes em várias comunidades rurais do município, para que os agricultores aproveitem o período de boas chuvas para plantar. Em média, 2 mil agricultores familiares estão sendo beneficiados e mais de 25 mil quilos de sementes de feijão, milho e sorgo distribuídos. Essas sementes fazem parte dos 37 bancos de sementes dos assentamentos e comunidades rurais de Mossoró.