segunda-feira - 06/12/2021

Cerimônia de encerramento e premiação da IV Fecirme acontece nesta quarta-feira

Por: Maricelio Almeida

Acontece nesta quarta-feira (8) a cerimônia de encerramento e premiação da IV Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME). O evento será realizado no Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 14h, contando com a presença de alunos e familiares, professores, articuladores, diretores e equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Durante a solenidade, serão anunciados os nomes dos projetos vencedores da Fecirme, incluindo a entrega simbólica do cheque referente à bolsa mensal de R$ 100,00 que será concedida, durante seis meses, à equipe que obteve o primeiro lugar na Feira.

A bolsa é um incentivo a mais para promover o engajamento dos alunos em relação à ciência, a partir de um projeto aprovado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): o “Feira de Ciências no contexto do Semiárido”. Para 2022, a Fecirme também já teve um projeto aprovado no CNPq.

As apresentações da IV edição da Fecirme foram finalizadas no dia 19 de novembro, consolidando o incentivo ao conhecimento científico na Educação Básica, por meio do desenvolvimento e exposição de mais de 60 projetos idealizados por alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, em um trabalho integrado e alinhado com professores orientadores, diretores, supervisores e equipe gestora da Secretaria Municipal de Educação.

Pela primeira vez a rede municipal de ensino realizou uma Feira de Ciências no formato on-line. O resultado alcançado pelos alunos comprova o acerto da SME em desenvolver a programação, mesmo em uma versão não presencial. “A consolidação da Fecirme vem nos mostrando a importância cada vez maior de promover o conhecimento científico na Educação Básica", destacou a professora Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SME.

A secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, lembra que o sucesso da Feira é reflexo de um trabalho construído ao longo de todo o ano na rede municipal. "O mais interessante deste processo é exatamente o fato de os trabalhos serem resultado das práticas pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo de 2021. É muito interessante também a participação da comunidade, e aí nós contamos e registramos a participação não só dos alunos, mas das famílias assistindo às apresentações e de toda a comunidade escolar”, finalizou.