sexta-feira - 13/02/2026

Cerca de 600 agricultores estão aptos para pagamento do Garantia Safra 2025/2026

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) divulgou o número de agricultores aptos para o pagamento do Garantia Safra 2025/2026. Aproximadamente 600 inscrições foram homologadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), das mais de 700 realizadas no período de inscrições.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cujo objetivo é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

O número registrado nesta última safra foi o maior dos últimos anos, como explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Seadru, Cleiton Dantas. “Esse ano, levando em consideração os últimos anos, foi o que teve o maior número de inscritos, ultrapassando as 700 inscrições. Após análise, o TCU, quando cruzou os dados, encontrou inconsistência em algumas unidades familiares e com isso desclassificaram 134 famílias, ficando apenas 594 inscritos aptos”.

Uma vez aderido ao programa, o agricultor receberá o benefício quando o Estado e Município tiverem cumprido com os procedimentos relacionados ao processo de implementação, bem como os procedimentos referentes ao processo de verificação de perdas, e ter sido comprovado perdas de, pelo menos, 50% do conjunto das culturas produzidas.

“Começamos a entrega dos boletos desde ontem (quinta-feira). Já entregamos 80% dos boletos. A gente está fazendo a entrega nas comunidades e alguns representantes que estão vindo aqui no Sindicato. Pedimos ao representante que comunique o repasse para os trabalhadores que estão no boleto. O vencimento é para o dia 5 de março”, disse o presidente do Sindicato da Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes de Melo.

Anterior Próximo