sexta-feira - 13/05/2022

Cerca de 400 aparelhos celulares são entregues a agentes comunitários de saúde

Por: Maricelio Almeida

Cerca de 400 agentes comunitários de saúde receberam, na tarde desta sexta-feira (13), aparelhos celulares entregues pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A solenidade, que contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra, aconteceu no auditório da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Os smartphones otimizarão o trabalho executado pelos servidores, facilitando o fluxo de informações e o cadastramento de famílias mossoroenses pelos profissionais.

“É uma ferramenta essencial para que a gente possa dar início à informatização na Atenção Básica. Uma ferramenta que os agentes de saúde já esperam por ela há alguns anos. Temos mais ou menos 420 agentes de saúde e todos irão sair daqui com o seu celular. Muitos usam o seu próprio celular e agora eles vão ter um equipamento fornecido pela Prefeitura Municipal”, destacou a diretora de Atenção Básica da SMS, Katiana Aquino.

O agente Ricardo Alves, servidor efetivo há mais de 30 anos, comemorou o recebimento do aparelho. “Essa é uma ferramenta importante para nós. Todas as visitas serão digitadas nesse celular, através do aplicativo, e nós vamos poder acompanhar melhor as famílias através desse app. Nós temos que agradecer à gestão. Muito obrigado”, afirmou.

João Batista, agente comunitário da Unidade Básica de Saúde (UBS) Chico Porto, também pontuou os benefícios que o smartphone trará para o seu trabalho. “Facilidade, rapidez. A gente já estava precisando há muito tempo. É uma ferramenta rápida, não precisa de papel e desenvolve o trabalho com segurança. A gente não perde os dados, não perde nada. Uma forma mais eficiente de mandar os indicativos e nossa produção para o Ministério da Saúde”, disse.

Atendendo famílias da região do Piquiri, zona rural, a agente de saúde Maria do Carmo acredita que a partir de agora o trabalho de consolidação de informações referentes à população será facilitado. “Minha expectativa é que seja bem melhor a partir de agora. O telefone vai facilitar muito”, comentou a servidora, que atua no município há aproximadamente 25 anos.

O coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Francisco Canindé, apresenta outros benefícios que os aparelhos proporcionarão aos servidores, a partir de aplicativos como o e-SUS Território. “Ao mesmo tempo que estamos informatizando os agentes comunitários de saúde, estamos garantindo que eles otimizem o seu trabalho e que o município não precise gastar com papel, por exemplo, no cadastramento e atualização cadastral das famílias”, afirmou, acrescentando:

“Temos ainda, como vantagem, a rapidez com que essa informação chegará em outros estados e municípios, com um prontuário eletrônico integrado em todo o país, e o compartilhamento das informações dentro da própria equipe, que não precisará mais fazer anotações no papel, será tudo em tempo real”, explicou o coordenador, que também é agente comunitário de saúde.

A secretária de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas, garantiu que esse é o começo de um processo de informatização que vai alcançar ainda, por exemplo, as próprias UBSs e outros setores da SMS. “O que nós estamos fazendo hoje é a inicialização da informatização na saúde no município de Mossoró. O que era feito antes nos celulares dos próprios agentes de saúde, agora eles têm um celular entregue pela Prefeitura Municipal de Mossoró, com os apps necessários para o seu trabalho, como o WhatsApp Business e o e-SUS”, relatou.

O prefeito Allyson Bezerra enfatizou que o processo de informatização das secretarias municipais é uma das metas da gestão. “É um momento importante, uma medida de gestão que nós estamos implementando aqui com a distribuição de aparelhos celulares para agentes comunitários de saúde, que há bastante tempo, há anos aguardavam, esperavam por esse momento e hoje nós estamos avançando nesse processo”, afirmou, complementando:

“É o agente comunitário de saúde que visita as residências, daí a importância desses dados serem tratados com cuidado e chegarem com agilidade, porque à medida que os dados chegam, à medida que as produções acontecem, a gente tem condições de informar Brasília e consequentemente receber recursos, ampliar recursos, e melhorar a distribuição dos agentes comunitários de saúde, das nossas equipes em toda a área territorial do município de Mossoró. Estamos avançando com mais investimentos na Secretaria Municipal de Saúde”, concluiu o gestor.