quarta-feira - 30/03/2022

Cerca de 1,5 mil cestas básicas serão distribuídas na zona rural de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Importante ação de complementação alimentar está sendo realizada na zona rural de Mossoró nestes dias. Serão distribuídas em diversas comunidades rurais em torno de 1.500 cestas básicas. A ação, que tem parceria da Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) e Assistência Social e Cidadania (SEMASC), com o Governo Federal, esteve nesta quarta-feira (30) no polo Jucuri.

Ao todo, foram entregues aproximadamente 220 cestas básicas para famílias das comunidades de Guarajá, Bela Vista, Projeto Assentamento Barreira, Barreirinha, Santa Rita de Cássia e Cabelo de Nego. Ontem (29) foram contempladas famílias da região do Mulunguzinho. As famílias são contempladas por critérios sociais.

As agricultoras Eliete Fernandes e Rosa Maria destacaram que a complementação chega em uma boa hora para as famílias residentes nestas comunidades rurais do polo Jucuri.

“Essa cesta básica veio em boa hora. Ela chegou numa hora boa porque estamos precisando. Somos agricultores. Ainda não estamos no tempo de colheita. Só temos a agradecer a quem nos forneceu a complementação alimentar. Essa cesta vai ajudar muito a gente”, disse Eliete Fernandes, agricultora e moradora da comunidade Guarajá.

“Com certeza. Chegou numa boa hora. Essa complementação alimentar vai ajudar muito gente aqui na comunidade. Nós agradecemos de quem teve essa atitude de trazer essa cesta básica para as comunidades”, explicou Rosa Maria, que também é agricultora e reside em Santa Rita de Cássia e foi contemplada com a complementação alimentar.

Secretário de Assistência Social e Cidadania, Thiago Marques enfatiza essa importância ação de complementação alimentar que está sendo realizada em vários polos da zona rural do município.

“Nós especificamos que são regiões que realmente tem uma necessidade maior, tem uma maior vulnerabilidade. São cestas enviadas diretamente pelo Governo Federal para municípios que estão em situação de calamidade em decorrência da estiagem que se estendeu quase na totalidade do ano passado”.

Representando a Secretaria de Agricultura na entrega das cestas no polo Jucuri, Vladimir de Paula disse que a pasta trabalha para conseguir atender as demais comunidades do polo.

“No primeiro momento a gente conseguiu essas cestas e estamos trabalhando para conseguir mais porque a gente ainda tem no polo várias comunidade que serão atendidas com complementação alimentar. Hoje nós vimos uma necessidade muito alta em toda a região da zona rural de Mossoró”, disse.

A ação visitará nos próximos dias outras localidades da zona rural da cidade. Comunidades que receberam e ainda vão receber a ação, em ordem alfabética: Alagoinha, APAMA, Arisco, Assentamento Barreira Vermelha, Bela Vista, Boa Fé, Bom Destino, Cabelo de Nego, Comunidade Barreira, Coqueiro, Córrego Mossoró, Cristais, Ema, Assentamento Favela, Fazenda Nova, Guarajás, Jurema, KM 31, Lajedo, Maracanaú, Moinho Velho, Montana, Mulugunzinho, Oiticica, Olga, Oziel Alves, Pau Branco, Paulo Freire, Poço 10, Pomar, Rancho da Caça, Real, Recanto da Esperança, Riachinho, Santa Rita de Cássia, Santo Antônio, São Romão, Senegal, Tabuleiro Alto e Vila Maísa.