segunda-feira - 13/01/2020

Cerca de 100 pessoas participam da triagem da Operação Sorriso no PAM do Bom Jardim

Por: Comunicação

Na manhã desta segunda-feira (13) cerca de 100 pessoas de Mossoró e região participaram da triagem da Operação Sorriso no Centro Clínico Evangélico (PAM do Bom Jardim) para iniciarem um processo de mudança de vida. São crianças, jovens e adultos que encontraram na Operação Sorriso a possibilidade de resgatar o sorriso e a esperança em dias melhores.

A prefeita Rosalba Ciarlini, acompanhada da vice Nayara Gadelha, acompanhou de perto mais uma edição da Operação Sorriso. Como médica pediatra, Rosalba reforçou a importância da realização da cirurgia corretora nos primeiros meses de vida e destacou a presença marcante de pessoas outros estados em Mossoró. “A cada ano são muitas pessoas que têm a oportunidade de correção do lábio ou fenda palatina. Não são pessoas só de Mossoró, mas da própria capital e até de estados vizinhos. É um trabalho humanitário muito importante e eu fico muito feliz como médica pediatra de poder ver a nossas crianças tendo a correção desse problema desde pequenininha. Também muitos adultos recebem essa oportunidade. Nós estamos sempre de braços abertos para receber a Operação Sorriso.”, afirmou a prefeita, que ainda agradeceu ao Hospital Wilson Rosado, profissionais da Secretaria de Saúde e todos os voluntários que estão participando da Operação Sorriso.

Para a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, o fato da Operação Sorriso acontecer durante todos os anos na atual gestão Municipal pode credenciar a cidade a ser referência de atendimento de lábio leporino e fenda palatina na região. “É uma ação humanitária linda. Existem colaboradores do país inteiro que vêm nessa missão para Mossoró. É de extrema importância para a cidade porque vai se consolidando cada dia mais como uma referência nesses serviços. Nós esperamos obter o mesmo sucesso das outras edições. A gente agradece muito por Mossoró ter sido escolhida para realização dessa operação que traz qualidade de vida as pessoas escolhidas para fazer as cirurgias, mudando totalmente a vida dessas pessoas.”, destacou Saudade.

A Operação Sorriso Missão Mossoró tem a expectativa de realizar 50 cirurgias corretoras de lábio leporino e fenda palatina. Durante a atual gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, a Operação Sorriso veio todos os anos à cidade. Nos últimos quatro anos foram resgatados 220 sorrisos de crianças e adultos de Mossoró e outras cidades, sendo realizados 310 procedimentos cirúrgicos e 3.681 consultas de diversas especialidades.

O diretor executivo da Operação Sorriso, Charles Rosenburst, explicou um pouco do que representa uma cirurgia de lábio leporino e fenda palatina, que na rede privada custa em média R$ 10 mil, paras os indivíduos que participaram da triagem no PAM do Bom Jardim e vão fazer a cirurgia gratuitamente.

Charles Rosenburst ao lado da prefeita Rosalba, vice Nayara Gadelha e secretária de Saúde Saudade Azevedo.

“Quando o paciente faz a cirurgia e segue o tratamento, ele ganha uma perspectiva de vida normal. No ano passado tivemos um paciente de 5 anos de idade que nunca tinha ido para a escola. Os pais tinham medo que ele apanhasse lá. Ele veio, fez a cirurgia e no dia que estava indo embora os pais estavam super felizes e falaram para gente que iam sair direto para escola fazer a matrícula do filho. Entende o que isso significa? Essa criança que não ia ter perspectiva de vida, agora vai ter uma vida normal de criança. Essa é a transformação que a gente está oferecendo.”, afirmou emocionado.

Ana Leme conversando com paciente durante triagem no PAM do Bom Jardim.

O mesmo sentimento de oportunizar dignidade e perspectiva de vida é compartilhado pela coordenadora de comunicação da Operação Sorriso Ana Leme. “A operação sorriso devolve a esperança a essas pessoas. Nós damos oportunidades iguais para todo mundo. Esse é o nosso trabalho: tratar todo mundo igual e devolver o sorriso para todo mundo.”, disse Ana.

O coordenador de Saúde Bucal do Município, Joel Escossia, reforçou a importância da parceria da Prefeitura para mais uma realização da Operação Sorriso. “A Prefeitura de Mossoró é fundamental nessa parceria uma vez que disponibiliza todo o local de atendimento da triagem. O PAM do Bom Jardim fica disponível exclusivamente para esses pacientes hoje. Essa cirurgia é transformadora para eles. Nenhum paciente tem culpa da deformidade que nasceu e geralmente eles ficam fechados, reclusos em suas casas, nem vão para as escolas. É uma cirurgia que muda totalmente a vida de uma pessoa.”, pontuou Joel.

Após a triagem desta segunda-feira, os profissionais da ONG vão entrar em contato com os selecionados para iniciarem as cirurgias entres os dias 15 e 18 de janeiro no Hospital Wilson Rosado. A expectativa é que sejam realizadas, pelo menos, 50 cirurgias neste ano. A Operação Sorriso está presente em 60 países e já atuou em 12 estados brasileiros. Em Mossoró, 60 profissionais voluntários do Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Argentina, Suécia e 110 voluntários locais participam da Operação Sorriso Missão Mossoró, que mais uma vez também contou com a parceria da Marinha do Brasil.

PACIENTES DA OPERAÇÃO SORRISO

O agricultor Vagner Tavares, de 43 anos, da cidade de Apodi, veio com sua mulher Francisca Antônia, de 40 anos, que também é agricultora, para participar de mais uma triagem da Operação Sorriso para sua filha Safira Valentina, de 1 ano e 5 meses. Safira já tinha feito a cirurgia do lábio leporino no ano passado e agora volta para tentar fazer a do palato. “Melhorou muita coisa após a primeira cirurgia, graças a Deus. Só tenho a agradecer a Deus e aos médicos que fizeram a cirurgia, porque não é fácil para nós. A dificuldade é grande, mas eu agradeço a eles por tudo. Só tenho a agradecer a equipe da Operação Sorriso por tudo.”, afirmou a a agricultora Antônia.

Francisco das Chagas das Silva, de 35 anos, natural de Campo Grande, deixou a vergonha de lado e procurou a Operação Sorriso porque sabe que ela não atende só crianças, mas também jovens e adultos. Foi pensando em resgatar sua autoestima e melhorar sua fala que o agricultor veio Mossoró para participar da triagem e se operar do lábio leporino e fenda palatina. "Uma mulher na minha cidade me comunicou e eu vim fazer. Estou muito feliz, porque vou ter uma mudança clara de vida né. Estou confiante que vai dar certo.”, destacou Francisco.

A dona de casa mossoroense Francisca Daline, de 25 anos, Mossoró, está esperançosa com a possibilidade de seu filho Adrya Miguel, de 9 meses, sem um dos contemplados com a cirurgia da Operação Sorriso. “Ele tem o lábio e a fenda, por isso é maguinho assim. Eu esperei muito por esse momento, estou bastante ansiosa e estou torcendo que dê tudo certo.”, afirmou.

Albanete da Silva Lima, de 25 anos, da cidade de Baraúna, é mãe de Luis Davi, de 6 anos, que já fez a cirurgia pela Operação Sorriso no ano de 2018 em Mossoró. Agora Albanete volta com Davi com sorriso no rosto para passar pela avaliação dos médicos. “Ele comia, mas não era bem. Depois da cirurgia come bem, melhorou a aparência. Achei muito bom porque eu já tinha tentado fazer a cirurgia outras vezes e sempre dava errado. Quando eu soube que a Operação Sorriso veio para Mossoró eu vim e deu tudo certo. Estou muito feliz. Agora é só passar pelo retorno dos médicos.”.

Tags:
Anterior Próximo