sexta-feira - 21/03/2025
CER Mossoró comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down
A data foi oficialmente instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró realizou programação que marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta sexta-feira (21). O evento alusivo à data aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças, localizado no bairro Santo Antônio.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi oficialmente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2012. Uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.
.jpeg)
"Estamos hoje num momento muito importante, no Dia Internacional da Síndrome de Down. O dia não podia passar despercebido, porque é uma data que precisamos estar trabalhando aqui para falar sobre a importância e visibilidade para o tema. Precisamos realmente estar trazendo essas datas, falando do assunto, para que a gente consiga trazer essas mães aqui para o serviço, para fazer o acompanhamento dessas crianças e ofertar o que elas realmente precisam", destacou Suiann Costa, diretora do CER.
Pais e mães de pacientes participaram de uma roda de conversa acerca do assunto que mobiliza todo o mundo. A palestra foi conduzida por Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes, professora e mãe de jovem com síndrome de Down.

"Hoje esse dia é muito importante para todos nós. Eu tenho um jovem com síndrome de Down. Se a família não perceber que deve cuidar bem não haverá desenvolvimento. A sociedade também precisa valorizar, ver a luta, dar espaço. E isso passa por várias esferas da nossa sociedade. O desenvolvimento e crescimento das pessoas com síndrome de Down passa pelo reconhecimento e preparo a sociedade para saber lidar com as diferenças e as particularidades de cada um", pontuou Vera Lúcia.

Eva Lígia, mãe de jovem com síndrome de Down, evidenciou a importância da luta pelos direitos, desafios e conquistas. “Essa data é importante para conscientizar as pessoas sobre as particularidades e singularidades de cada um. Cada um com suas características individuais que devem ser respeitadas. No CER, nossos filhos têm acesso às terapias que estimulam o desenvolvimento., nos ajudam bastante nas dificuldades. Enquanto mães, nós nos preparamos para enfrentar os desafios do dia a dia”, revelou.
A programação abordou também a campanha "Meias Coloridas". Trata-se de uma ação global, onde as pessoas são convidadas a usarem meias coloridas e diferentes para conscientização acerca da síndrome de Down. O objetivo das "Meias Coloridas" é demonstrar apoio à causa, bem como estimular a empatia e valorizar a diversidade.
"A gente aprende a valorizar as diferenças, enxergando que todos têm a sua importância e que todo mundo realmente deve estar atento para isso. Na campanha das 'Meias Coloridas', a partir do momento que a pessoa olha para você e vê que você está diferente, ela vai aprender a valorizar você do jeito que você é diferente. São essas diferenças que vão ser abordadas aqui hoje. A importância de a gente entender o outro, que com suas diferenças, aquela pessoa precisa ter seu espaço conquistado”, explicou Suiann Costa.
