quarta-feira - 10/12/2025

CER Mossoró celebra o Natal com ações de saúde, recreativas e lúdicas

Por: Thiago Braga

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Mossoró e o projeto TEAmar da Universidade Potiguar (UnP) realizaram a festa de Natal no Centro Especializado em Reabilitação (CER) Benômia Maria Rebouças. As datas comemorativas são sempre lembradas como formas de promoção de inclusão, socialização e incentivo ao desenvolvimento dos usuários, integrando equipes, famílias e pacientes.

Na programação, atividades recreativas, pinturas, desenhos, brincadeiras, dinâmicas lúdicas envolveram crianças e adultos, numa manhã especial. Um momento de celebração do período com a promoção de ações que possibilitam o desenvolvimento de crianças e adultos.

"Estamos realizando aqui, com as famílias, uma confraternização natalina. É um momento muito importante, porque essas atividades em grupos, atividades como o Natal, a festa junina, o mês do autismo, a festa das crianças, promovem a convivência. A gente precisa ter convivência, a gente precisa proporcionar momentos como esse às famílias para que, de fato, a gente entenda a importância do acolhimento dessa criança", destacou Suiann Costa, diretora do CER.

No CER, o projeto TEAmar oferece eapoio multidisciplinar para as crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa envolve alunos e professores de cursos como Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Biomedicina, Direito e Psicologia.

"O projeto TEAmar tem como objetivo o cuidado, o acolhimento com crianças e famílias atípicas. Há mais de um ano que a gente faz essas ações voltadas tanto para atividades lúdicas com as crianças, em momentos como o dia das crianças, Natal, entre outros, e também trazemos os serviços de saúde. Enquanto as crianças estão em atividade, as mães estão fazendo relaxamento com o serviço de Enfermagem, Educação Física, entre outros", pontuou Mayara Martins, coordenadora do projeto TEAmar.

No CER, são desenvolvidas atividades que trabalham com pacientes em diversas faixas etárias. "Tudo é pensado com muito carinho pela equipe. Temos aqui hoje o projeto TEAmar, que todos os meses está aqui com a gente. É um momento que todos os anos a gente realiza e eu quero agradecer demais a equipe, a prefeitura, a Secretaria de Saúde e a minha equipe do CER que sempre chega junto, em todos os momentos", declarou Suiann Costa.

Pais de crianças atendidas pelo CER reconhecem a importância e valor do trabalho realizado diariamente pela equipe de profissionais. "Eu acredito que seja muito importante porque a convivência com outras crianças faz com que eles desenvolvam melhor. A importância dessas ações é para que eles tenham contato com outras crianças e que favoreçam seu desenvolvimento. Quando ela está em contato com outra criança é um estímulo melhor para o desenvolvimento", disse Suzana Priscila, mãe de paciente.

Anterior Próximo