terça-feira - 19/03/2019

Centenário da Capela de São Vicente terá programação cultural durante MCJ 2019

Com a construção concluída em 1919, a Capela de São Vicente comemora em 2019 o seu centenário. Para tratar sobre a celebração da data, a Prefeita Rosalba Ciarlini recebeu nesta segunda-feira (18), no salão dos grandes atos do Palácio da Resistência, o padre Flávio Augusto, vigário da diocese de Mossoró e o padre Charles Lamartine, responsável pela Capela de São Vicente. Na pauta da reunião, foram discutidas as propostas para celebrar a data durante o calendário do Mossoró Cidade Junina.

Como de costume, a diocese fará a realização do trido, que são três dias de oração nos dias 10, 11 e 12. No dia 13 será realizada a Missa Solene. “Nós não celebramos a festa na data de São Vicente e sim na de Santo Antônio, que foi a data que o bando de Lampião invadiu Mossoró, tendo como uma das trincheiras a Capela de São Vicente. Por isso, nós ficamos comemorando o aniversário da capela na data de 13 de junho que é dia de Santo Antônio, porque uniu a devoção do povo e todo aspecto cultural e histórico”, explicou o padre Charles Lamartine.

Situada ao lado do Palácio da Resistência, sede do governo Municipal, a Capela de São Vicente tem uma relação histórica com a Prefeitura de Mossoró. “Desde a construção o poder público municipal participou. E a Prefeita Rosalba Ciarlini sempre foi muito atenta. Tanto que a primeira reforma da Capela foi ela quem fez em mandatos anteriores, enquanto gestora municipal e já nos deu toda abertura e aparato para que a festa possa acontecer do melhor modo possível”, frisou padre Charles.

O Secretário de Cultura, Eduardo Falcão ficou incumbido de montar o calendário cultural para o Centenário da Capela e contou que uma das possibilidades é a realização de uma exposição. “Foram discutidos vários assuntos para esse momento, inclusive a possibilidade de realizar uma exposição com o material que existe hoje na capela de São Vicente, referentes a tentativa de invasão do bando de lampião, que são projéteis e alguns livros e durante o Mossoró Cidade Junina, fazer a exposição desse material dentro da Cidadela. E no dia 13 de junho, quando será realizada a missa solene pelo Centenário da Capela também será realizado a avant premier do Chuva de Balas 2019”, antecipou.

A reunião contou ainda com a presença da vice-prefeita Nayara Gadelha; da secretária de infraestrutura, Kátia Pinto; do secretário de Cultura, Eduardo Falcão e do secretário de segurança pública, Sócrates Vieira Junior.