segunda-feira - 23/08/2021

Censo rural entra na sétima semana de visitas a comunidades rurais

Por: Edinaldo Moreno

A comunidade da Barrinha, zona rural de Mossoró, recebe nesta terça-feira, 24, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) para a realização do censo rural. As visitas às comunidades já cadastradas para o levantamento vão acontecer semanalmente.

Levantamento mais recente da SEADRU aponta que 2.865 famílias foram visitadas nas seis primeiras semanas da atividade. Deste total, 2.292 receberam o questionário simples e 535 o complexo. A pasta municipal explica que o primeiro é entregue a 20% da população de todas as comunidades. Já o segundo será para 100% da população rural. As famílias terão 90 dias para entregar o documento.

A primeira semana teve a aplicação de 776 questionários. A segunda semana aplicou 277. Já na terceira semana foram aplicados 276. Na semana seguinte (4ª semana) houve a aplicação de 694 questionários. Na quinta semana foram aplicados 409 questionários. Na semana passada foram 433 questionários aplicados.

A atividade consiste na formação de um banco de dados dos produtores e moradores das mais de 110 localidades rurais cadastradas. A medida faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa Mossoró Rural.

A iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura, tem o incentivo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Banco do Nordeste (BNB) e Projeto Sabiá.