sexta-feira - 23/02/2024

Cenário atual e futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência é debatido em conferência municipal

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura de Mossoró realiza nesta sexta-feira (23), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a IV Conferência Municipal para Pessoas com Deficiência. Tema: "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência", tendo como subtema: "Construindo um Brasil mais Inclusivo". Com o objetivo de discutir políticas públicas e promover a inclusão social, garantir a participação da comunidade, com o efetivo controle social para o fortalecimento e aperfeiçoamento dos conselhos das pessoas com deficiência, de modo a garantir a transparência, lisura, integridade na gestão pública e melhorar a relação entre a sociedade e os gestores, respeitando seu caráter deliberativo.

“A realização desta conferência significa muito, até porque houve uma parada, por causa do processo pandêmico, e hoje nós estamos realizando, onde as pessoas com deficiência fazem parte da coordenação da conferência, fazem parte do conselho e a visibilidade é muito maior quando a gente discute o cenário atual e a perspectiva futura na garantia de direitos, na implementação de políticas públicas e de uma política especificamente municipal para as pessoas com deficiência, onde nada se constrói sem eles, tudo é com eles, para eles e por eles”, descreveu a doutora Suzaneide Ferreira, gerente executiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

São abordados temas como acessibilidade, educação inclusiva, mercado de trabalho e saúde, visando garantir direitos e oportunidades para todos.

“Hoje estamos aqui para provocar discussões, se fazendo pensar em como melhorar o nosso ambiente, torná-lo mais inclusivo e justo para todos. Hoje estamos trabalhando com quatro eixos. O primeiro vai falar sobre estratégia para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência. O segundo, garantir o acesso das pessoas com deficiência, políticas públicas e cidadania O terceiro, financiamento da promoção do direito da pessoa com deficiência e o quarto eixo, os desafios para a comunicação universal”, declarou Aliane Medeiros, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

A conferência reafirma o compromisso da Prefeitura de Mossoró em promover a igualdade e a inclusão, contribuindo para uma cidade mais justa e acessível para todos os seus cidadãos.

“Hoje é um momento muito importante para o Conselho, muito especial para nós surdos também, para os deficientes em geral. É importante para o contato com as pessoas ouvintes, para ouvir as palestras, ter a expectativa para um futuro melhor. Então, eu sei que é muito importante para a sociedade nos ver. Nós precisamos ter essa valorização para a comunicação ativa com os surdos, para ter inclusão nessa união”, declarou Mayane de Paula, auxiliada pela intérprete de libras, Jackelyne Medeiros.

O evento conta com a participação de representantes do poder público, da sociedade civil, de pessoas com deficiência, dos conselhos municipais, do Ministério Público, que puderam debater questões relevantes e propor ações para a melhoria da qualidade de vida desses cidadãos.

“Mossoró não poderia ficar de fora dessa participação neste momento tão importante na discussão, na implementação, na avaliação das políticas públicas que são concernentes às pessoas com deficiência, em todas as áreas, saúde, educação, mobilidade urbana. São diversos segmentos que necessitam de uma reflexão, de uma avaliação, de discussões da população com a classe política, com os gestores, para implementar efetivamente os direitos das pessoas com deficiência”, avaliou Guglielmo Castro, titular da 15ª Promotoria de Justiça do Rio Grande do Norte (MPRN).