terça-feira - 16/11/2021

Carreta Saúde Mulher Sesc entra na última quinzena

Por: DIRETI

O programa Saúde Mulher Sesc, realizado em parceria com a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, entra na última quinzena de realização de exames aqui no município. O projeto vem possibilitando a realização de exames de mamografias e preventivos uterinos desde o início do mês passado dentro da campanha nacional “Outubro Rosa”.

Para ter acesso aos exames é necessário levar: xerox da RG, CPF, SUS, comprovante de residência e cartão de vacina. Além dos exames, o programa ainda consta de orientações e encaminhamentos. A equipe do Saúde Mulher Sesc é composta por uma assistente social, enfermeira, técnicas em radiologia e artífice.

A assistente social e educadora em saúde Samara Almeida explica que ainda existem muitas vagas para a realização de exames preventivos. Já as mamografias estão se encerrando e as últimas vagas já estão marcadas. Devido ao feriado, os atendimentos foram retomados na tarde de hoje (16).

Gerente da unidade Sesc Mossoró, Ivanaldo Júnior reforça o chamamento para que as mulheres compareçam ao Sesc para realizarem seus exames. Ele adianta que o programa entra na reta final e ainda há vagas para exames preventivos. “Esta foi a primeira vez que a Carreta Saúde Mulher Sesc veio a Mossoró e entramos na última quinzena. Nesta fase temos ainda vagas para realização de exames preventivos”, destacou.

CUIDADOS PARA REALIZAÇÃO DO EXAME PREVENTIVO:

• Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame;
  • Não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).
  • Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.