terça-feira - 09/09/2025
CAPS Infantil realiza programação alusiva à campanha “Setembro Verde”
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró segue com a programação da campanha “Setembro Verde”, nos equipamentos do município. Nesta terça-feira (9), a atividade alusiva ao mês de conscientização à inclusão da pessoa com deficiência foi realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), no bairro Nova Betânia.
Profissionais de saúde do CAPSi e pais de crianças e adolescentes assistidos pelo equipamento participaram de uma roda de conversa acerca da inclusão da pessoa com deficiência, dentro da programação da campanha temática. Um momento para expor ideias, troca de experiências, vivências e percepções acerca dos desafios e conquistas.

“Esse momento é muito importante para conscientização das famílias, para se sentirem pertencentes, incluídas na sociedade. A gente precisa levar essa temática da inclusão da pessoa com deficiência para toda a sociedade, pois é muito importante. Essas discussões, nesse mês, são discussões muito importantes para gerar essa reflexão para que a sociedade realmente pense sobre esse tema tão importante”, informou Thaílma Targino, diretora do CAPSi.
Além da roda de conversa, a programação incluiu atividades recreativas e lúdicas com o público infantojuvenil. “Isso é de suma importância para a criança. Com essa ação, a gente vê o desenvolvimento da criança, com o acompanhamento dos profissionais de saúde. Isso é uma coisa excelente que a Prefeitura proporciona para o desenvolvimento da criança. A gente vê que não está sozinho nessa luta, e esse suporte é ótimo para eles”, declarou Daniel Soares, pai de paciente atendido pelo CAPSi.

A programação da campanha “Setembro Verde” é desenvolvida em conjunto com as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. “Hoje, fizemos uma roda de conversa com mães, psicólogos, médicos, assistentes sociais e terapeutas, todos envolvidos aqui, chamando atenção para o que já existe. Um trabalho maravilhoso desenvolvido pela equipe. A gente sabe a importância de trabalhar o ‘Setembro Verde’, porque estamos mostrando, despertando, acolhendo o público”, evidenciou Shirley Targino, secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude.
SETEMBRO VERDE:
O movimento visa sensibilizar a sociedade sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência e a importância de sua plena inclusão social, educacional e no mercado de trabalho. Uma iniciativa para combater o preconceito, o capacitismo e garantir que as necessidades e direitos das pessoas com deficiência sejam devidamente reconhecidos e atendidos.
21 DE SETEMBRO:
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, foi instituído por movimentos sociais em 1982. A data está oficializada por meio da Lei n° 11.133, de 14 de junho de 2005.
