quarta-feira - 29/10/2025

Capacitação em Salgados Regionais impulsiona renda de mulheres da comunidade Apama

Por: Italo Bruno

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

A manhã desta quarta-feira (29) foi de encerramento do curso “Fabricação de Salgados Regionais” na comunidade Apama, zona rural de Mossoró. A capacitação, realizada em parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), beneficiou cerca de 15 mulheres, promovendo qualificação profissional e novas oportunidades de renda no campo.

Durante quatro dias de atividades, as participantes vivenciaram o processo completo de produção de salgados, desde a escolha e preparo dos ingredientes até a embalagem e precificação. O curso aliou saberes tradicionais à qualificação técnica, permitindo que as alunas possam transformar o aprendizado em novas oportunidades de geração de renda e autonomia financeira.

Para a secretária do Senar no polo Mossoró, Thalyta Thauany, o curso representa mais do que uma capacitação: é uma ponte entre o campo e o conhecimento. “Estamos qualificando cerca de 15 mulheres do campo, que poderão aplicar esse aprendizado como fonte de renda extra. É um curso prazeroso, com ótimo feedback, e a parceria com a Prefeitura é essencial, pois leva o conhecimento até as comunidades, que muitas vezes não têm acesso fácil à cidade”, destacou.

Moradora da comunidade, Verônica Honório destacou a importância das ações de capacitação para o fortalecimento local. “Esses cursos são muito importantes pra gente. Já vieram outros, de comidas também, e tudo é feito com o que a gente planta aqui mesmo. A gente valoriza nosso trabalho e vê que o que vem do campo tem muito valor e sabor. É bom demais aprender e poder usar o que a gente tem no dia a dia”, afirmou.

A presidente da Associação da Apama, Solange Lima, comemorou o sucesso de mais uma formação na comunidade. “Esse já é o quarto curso que recebemos com o apoio do Senar e da Prefeitura, e é sempre muito importante. Agrega valor à comunidade, fortalece as mulheres e abre portas para novas oportunidades. Já temos meninas que participaram de cursos anteriores e hoje comercializam seus produtos. Isso mostra que está dando resultado”, ressaltou.

 

Anterior Próximo