sexta-feira - 30/04/2021

Capacitação de operadores de dessalinizador vai gerar economia para o Município

A capacitação para os operadores de dessalinizador da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), com apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Mossoró, vai gerar economia para o município de Mossoró.

A atividade ocorreu durante dois dias e na manhã desta sexta-feira, 30, aconteceu a aula prática na Estação de Captação e Dessalinização de Água de Passagem do Rio. O gerente executivo da pasta municipal, Raniere Barbosa, ressaltou a importância da ação para a redução de custos.

Gerente executivo da Secretaria de Agricultura, Raniere Barbosa, ressalta importância da atividade. Foto: Wilson Moreno/PMM

“Agora com a equipe preparada nós vamos poder dar uma maior durabilidade no sistema, além da economia de recursos para o próprio município. A economia vai ser imensa porque a equipe está capacitada para fazer essas correções de manutenção de forma correta”, disse Barbosa que explicou que 90% dos dessalinizadores precisam de reparos de peças e substituição do próprio sistema.

Raniere Barbosa destaca ainda a parceria com a pasta estadual para a capacitação desses operadores e classificou o momento como divisor de águas. “O instrutor Rogério Dantas está preparando nossa equipe que faz a manutenção desses equipamentos. Pegamos algumas pessoas estratégicas de algumas comunidades que são operadores e que estão fazendo isso na realidade. Essa capacitação vai ser um divisor de água na Secretaria de Agricultura porque nós vamos poder com nossa equipe fazer a própria manutenção”.

Aula prática da capacitação ocorreu nesta manhã na comunidade de Passagem de Rio. Foto: Wilson Moreno/PMM

O técnico da Semarh e responsável pela capacitação, Rogério Dantas detalhou o que foi apresentado para os operadores nas aulas teóricas e práticas da atividade a importância da capacitação para os operadores que participaram desse momento importante.

“Eles conheceram os equipamentos que compõem um dessalinizador completo da bomba, da parte externa e interna, das membranas e a parte elétrica. O custo benefício vai muito melhor porque ele tá sabendo o que faz, comprando o que conhece e está ensinando aquilo que aprendeu”.