quinta-feira - 02/09/2021

Campanha "Setembro Amarelo" é aberta em Mossoró na tarde de hoje

Por: DIRETI

A campanha "Setembro Amarelo" foi lançada oficialmente na tarde desta quinta-feira (2), no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, da secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, bem como de vereadores.

O mês será dedicado à atenção da saúde mental para ajudar pacientes que precisam de acompanhamento profissional, de apoio familiar, acolhimento e compreensão. A sociedade civil está sendo convocada para debater a situação das pessoas que estão mais propensas à prática do suicídio.

Segundo a secretária Morgana Dantas, a saúde mental tem se notabilizado por prestar o atendimento considerado de suma importância para evitar casos de ato extremo contra a vida. "A saúde mental vem sendo cada vez mais uma busca incessante para que a gente consiga cuidar em rede dos pacientes que precisam desse cuidado. Setembro é um mês de alusão e prevenção ao suicídio, é o mês onde mais falamos sobre o assunto, mas o poder público municipal realiza o trabalho de atender os pacientes durante todo o ano", disse a titular da pasta.

O prefeito Allyson Bezerra ressaltou a importância dada pela gestão municipal à saúde mental como um todo. "O propósito é levar uma melhor qualidade à assistência de saúde mental no nosso município. Cabe a nós, enquanto poder público, realizar importantes campanhas e apoiar o trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos profissionais com atividades dentro das nossas unidades, no nosso Hospital Psiquiátrico e demais instituições. Vale lembrar que a Prefeitura fez um grande esforço para entregar à sociedade mossoroense, aos pacientes, aos seus familiares e aos profissionais um hospital psiquiátrico para cuidar, tratar e acolher esses pacientes, juntamente com os nossos CAPS", disse Allyson.

Na ocasião foi lançado o livro "A Arte Salva" com gravuras feitas por pacientes psiquiátricos. O "Setembro Amarelo" contará com ampla programação de mesas-redondas, palestras, lives, debates, entre outras atividades nas unidades que atuam em rede para o apoio à saúde mental.