Campanha “Maio Laranja” encerra com o “V Seminário da Rede de Cuidados”

“V Seminário da Rede de Cuidados” encerra a programação da campanha "Maio Laranja".

Por: Solange Santos

Fotos: Secom/PMM Fotos: Secom/PMM

Com o  tema: “Fale, não se cale! Seu silêncio favorece ao agressor”, o Conselho Tutelar de Mossoró encerra a programação da campanha “Maio Laranja” com o “V Seminário da Rede de Cuidados”, trabalhando junto à Rede de Apoio, a conscientização contra o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no município.

Jennifer Gemayma, coordenadora do comitê da Rede de Cuidados e conselheira tutelar.

“Nós estamos encerrando a campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes com o ‘V Seminário da Rede de Cuidados’ de Mossoró. O comitê é formado por vários profissionais da Rede de Proteção que atuam na Assistência Social, Segurança, Educação e Saúde do município. Hoje nós estamos encerrando a Campanha 18 de Maio, abordando a importância de debater essa temática. Então o momento é para trazer a orientação ao profissional, informar os fluxos que já existem, informar para onde devem encaminhar as vítimas”, declarou Jennifer Gemayma, coordenadora do comitê da Rede de Cuidados de Mossoró e conselheira tutelar da 34ª Zona.

Promotor de Justiça da Infância, Sasha Amaral esteve presente no evento e enfatizou a importância de conscientizar a sociedade, para que os casos de violência venham à tona e as crianças e adolescentes sejam protegidos.

Sasha Amaral - promotor de Justiça da Infância

“Nós estamos no mês de maio, que é o mês do enfrentamento à violência contra a criança, especialmente essa violência de natureza sexual. Quanto mais você trabalha à prevenção, à conscientização da sociedade, mais esses casos tendem a vir à tona. E uma vez revelados é muito importante que nós, enquanto rede de proteção, estejamos preparados para saber como encaminhar, como acolher primeiramente, em seguida, como fazer os encaminhamentos que sejam protetivos, que a criança possa de fato ser protegida. A violência contra a criança é muito perversa, porque a criança muitas vezes não tem repertório para se colocar diante do agressor. Então, quanto mais nós tivermos uma rede de proteção, de prevenção, de acolhimento, melhor a gente consegue identificar os casos e proteger as crianças”, enfatizou.

Levar a conscientização à população sobre a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, enfatizando que tal ato é um crime, é um trabalho contínuo que a Prefeitura de Mossoró realiza em cada equipamento educando as crianças e trabalhando juntos aos seus respectivos responsáveis.   

Janielly Mendonça Silva - coordenação da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente 

“É bem importante essa união da Rede de Proteção porque é na articulação que a gente consegue dar uma atenção integral. Atenção à saúde requer articulação com a educação, com a assistência, Conselho Tutelar, a rede de defesa também, as promotorias, a justiça como um todo, a delegacia, então toda essa rede está unida dentro desse comitê”, disse Janielly Mendonça Silva - coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.

Magnólia Rocha - assistente social e diretora do CREAS

“Essa campanha deu início dia 1º de maio, e está simbolicamente encerrando hoje com o nosso seminário. E por que eu falo de forma simbolicamente? Porque nós sabemos que esse trabalho permanece. O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes não pode parar. E nós, enquanto instituição, que fazemos parte de uma rede de cuidados na qual está assistência, educação, saúde, Conselho Tutelar, unindo forças para realmente realizar um trabalho que se torne efetivo no combate a uma agressão tão grande que é a exploração sexual de crianças e adolescentes”, concluiu a assistente social Magnólia Rocha .

 

Anterior Próximo