quinta-feira - 01/12/2022

Campanha “Dezembro Vermelho” é lançada em Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quarta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura de Mossoró, lançou a edição 2022 da campanha “Dezembro Vermelho”, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, chamadas de ISTs. Ela chama a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas, como o HIV.

Maria da Conceição, coordenadora do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Mossoró, explicou que a campanha neste ano será trabalhada de uma forma diferente.

“A coordenação, junto com as Unidades polo, vai atuar em campanhas específicas nos bairros mais distantes para chegar mais perto da população que não tem acesso ao serviço. Às vezes a pessoa tem dificuldade de ir até o serviço”, Conceição acrescentou que todas as unidades de saúde do município estão orientadas a realizarem ações.

Titular da SMS, Morgana Dantas frisa que o diagnóstico não deve ser encarado como o fim da vida. “Precisamos tirar o mito de que um teste positivo é o fim da vida, não é o fim. Estamos iniciando hoje a campanha com palestras e orientações. Acompanhe as ações da Prefeitura de Mossoró, tanto na Especializada, como na Atenção Primária, que vão fazer um grande trabalho durante todo o mês”.

O lançamento aconteceu no auditório do Centro Administrativo e teve palestra sobre o cenário epidemiológico com a articuladora do Programa Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Valéria Almeida. Ela destacou que desde 2019 está ocorrendo uma redução no número de casos em Mossoró.

“Está acontecendo uma redução desde 2019 no número de casos de pessoas infectadas em Mossoró com HIV/AIDS. Essa redução tem sido constante permanente. No entanto, a gente observa uma subnotificação ainda em relação ao número de gestantes com HIV. Isso preocupa a gente, mas não é somente exclusividade de Mossoró é no Estado e no Brasil de uma forma geral”, disse.