sexta-feira - 25/08/2023

Campanha de vacinação antirrábica segue em andamento em Mossoró

Por: Thiago Braga

Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura de Mossoró colocou em funcionamento pontos extras de vacinação contra a raiva em quatro bairros da cidade. Na ocasião, a campanha de vacinação mobilizou um bom número de tutores que levaram seus animais para se vacinar. Neste sábado (26), a ação continua com um ponto de imunização no Partage Shopping, das 14h às 22h – ou enquanto durar o estoque.

Na Praça do Livro, localizada no bairro Santo Antônio, zona Norte da cidade, um dos pontos de vacinação em funcionamento, a movimentação foi intensa durante toda a manhã de hoje. "É uma preocupação e cuidado que nós temos com nossos animais. É importante a vacinação para não pegar nem transmitir nenhuma doença. Com isso, todos ficam protegidos, os cachorros e humanos",  contou a estudante Edna Silva que levou seu pet para se vacinar.

Edna Silva, estudante, levou seu pet para ser vacinado.

Além do bairro Santo Antônio, pontos de vacinação contra a raiva funcionaram no Conjunto Odete Rosado, Alto do Sumaré e Redenção. "Na manhã desta sexta-feira, disponibilizamos quatro pontos de vacinação. No sábado, a vacinação continua no Partage Shopping a partir das 2 horas da tarde. É importante que você leve o seu animal para se proteger contra raiva. Estamos percebendo que a população está se mobilizando, trazendo seu animal para ser vacinado. É de grande importância proteger os animais contra raiva. Isso porque caso alguém seja mordido por um animal desse não venha adquirir a doença", informou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

A vendedora Evia Maria aproveitou a oportunidade no ponto extra montado pela Prefeitura para vacinar dois de seus animais. "É muito importante isso tudo que está sendo feito aqui. Eu nunca deixei de vacinar 'princesa'. Ainda vou trazer o 'príncipe' para tomar sua vacina também. É importante para que eles não sejam prejudicados com doenças e nós em casa também ficamos protegidos. Então, nunca deixe de vacinar seus animais", disse.

A vendedora Evia Maria aproveitou a oportunidade para imunizar o seu animal.

A cada semana, novos pontos extras de imunização são divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) monta cronogramas de vacinação com esquema especial em pontos estratégicos, contemplando todas as regiões do município.

A campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 30 de setembro.