sexta-feira - 28/11/2025

Campanha de declaração de rebanho é prorrogada até 12 de dezembro

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A campanha para a atualização da declaração de rebanho no Rio Grande do Norte foi prorrogada até o próximo dia 12 de dezembro. Inicialmente, o prazo de encerramento era este domingo (30). A campanha teve início no último dia 1º deste mês.

 O documento é uma atualização obrigatória que deve ser realizada por todos os produtores que tem bovinos, caprinos, equinos, muares, aves, peixes, bubalinos, suínos e ovinos. O mutirão de rebanho passou por aproximadamente 30 comunidades rurais das quatro regiões do município.

 A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realizou durante este mês uma série de mutirões na zona rural do município para facilitar a declaração do rebanho por parte dos pequenos agricultores a fim de evitar o deslocamento até a cidade.

 A declaração conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Ela pode ser feita na Secretaria de Agricultura de Mossoró e nos escritórios do Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) e no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN).

 Aqueles produtores que não realizarem a atualização, ficam impedidos de emitir a guia de trânsito animal (gta), impedidos de realizar a venda desses animais, de movimentar esses animais em festas agropecuárias como a Festa do Bode e Festa do Boi, e sujeitos a advertências pelo IDIARN.

Anterior Próximo