sexta-feira - 10/02/2023

Campanha da Prefeitura de Mossoró destaca prevenção às ISTs durante o Carnaval

Por: Thiago Braga

A Prefeitura de Mossoró está desenvolvendo campanha educativa voltada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), neste período carnavalesco. Na manhã desta sexta-feira (10), equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ildone Cavalcanti de Freitas realizaram ação no bairro Barrocas.

As ações foram realizadas por meio de uma blitz num posto de combustíveis e farmácia do bairro que registra intenso movimento de pessoas. Das 8h às 11h, as equipes da UBS realizaram testes rápidos para diagnóstico de IST, orientações ao público e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

“Estou aproveitando esse momento para participar da ação educativa e receber as orientações. Eu acho muito importante essa atividade realizada pela Prefeitura, porque conscientiza toda a população”, contou Bartolomeu da Silva, carpinteiro.

Neste mês de Carnaval, a campanha da Prefeitura de Mossoró recebe o título “Bloco proteja, trate e cure” e tem como objetivos a prevenção e o diagnóstico precoce das ISTs: HPV, donovanose, HIV/AIDS, herpes genital, tricomoníase, candidíase, cancro mole, gonorreia, sífilis. Além disso, busca orientar à população para a importância do uso do preservativo nas relações sexuais.

As ações educativas do Programa Municipal de ISTs/HIV/AIDS e hepatites virais são realizadas durante todo o ano nas UBSs, mas nesta época do ano, elas são intensificadas. “São ações importantes que desenvolvemos junto aos moradores da comunidade, mobilizando os nossos usuários e profissionais da rede. Ao longo de todo o ano estamos promovendo atividades na Unidade Básica de Saúde para promoção de mais qualidade de vida à população. Outras ações ainda serão desenvolvidas durante a campanha de Carnaval”, destacou Andreza Rafaela, diretora da UBS.

“Nós temos muito interesse em participar das ações sociais do bairro, pois entendemos a importância da ação nas proximidades do Carnaval. Ações como esta são bem-vindas e estamos sempre à disposição da UBS para colaborar”, declarou Micheline Ferreira, gerente de farmácia.

Ainda nesta sexta-feira (10), a partir das 14h, a UBS Dr. Ildone Cavalcanti de Freitas realiza mais uma atividade na programação da campanha de prevenção às ISTs. O “Bloquinho da Saúde” é o nome da ação que acontecerá na rua Geraldo Couto, no bairro Barrocas.