segunda-feira - 27/07/2026

Campanha antirrábica imuniza mais de 7 mil cães e gatos durante três semanas

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), divulgou o total de cães e gatos vacinados nas três primeiras semanas da campanha antirrábica em Mossoró. O número de animais imunizados ultrapassou a marca de 7 mil caninos e felinos.

O levantamento aponta que já foram 7.084 animais vacinados contra a raiva. A terceira semana registrou 2.683 doses aplicadas em cães e gatos. A primeira semana teve 2.530 animais vacinados, enquanto que na segunda semana o número chegou a 1.871 imunizados. A estimativa da Secretaria de Saúde de Mossoró é imunizar 50.686 animais, sendo 25.961 felinos e 24.725 caninos durante a campanha de vacinação.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. É extremamente importante para a saúde pública, devido à sua letalidade de aproximadamente 100%, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitida por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

TOTAL DE VACINADOS NAS TRÊS PRIMEIRAS SEMANAS DE CAMPANHA ANTIRRÁBICA

1ª SEMANA – 2.530

2ª SEMANA – 1.871

3ª SEMANA – 2.683

TOTAL – 7.084

Anterior Próximo