terça-feira - 17/05/2022

"18 de maio": Ação educativa com adolescentes do NUCA será realizada nesta quarta-feira

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quarta-feira (18) ocorre ação educativa com os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O evento, que celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax, a partir das 8 horas.

A coordenadora da Política de Atenção Integrada à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Janielly Mendonça, destaca que a programação durante todo o mês de maio contará com diversas ações alusivas à campanha.

“Nós iniciamos a programação no último dia 5 de maio com a abertura do 2º Seminário da Rede de Cuidados de Mossoró e nesta quarta-feira teremos o que estamos chamando de Dia D Ação Educativa com os adolescentes do NUCA”, disse.

Janielly ressalta que a ação é intersetorial, contando com a participação das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e Cidadania, entre outras entidades. Segundo ela, o principal intuito será dar visibilidade à campanha e mobilizar a sociedade a respeito da temática.

“A ação envolve as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, além de Conselhos Tutelares, CREAS. Será uma ação muito legal e a nossa intenção é dar visibilidade à proteção de crianças e adolescentes principalmente alusiva ao 18 de maio, que é um dia que lembra o combate à exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes”.

Além do seminário, já ocorreram ações educativas e intersetoriais em escolas, unidades infantis, mercados públicos, casas de drinks e postos de combustíveis. A programação seguirá até o final deste mês. O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas.

18 de maio

Essa data foi instituída no ano 2000 pelo Projeto de Lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.