quinta-feira - 19/12/2019

Caminho Promissor: Mossoró está entre municípios contemplados pelo programa do Ministério da Cidadania

Mossoró está entre os 28 municípios do país selecionados para a implementação dos programas Caminho Promissor e Nova Vida. A lista dos municípios contemplados foi divulgada pelo Ministério da Cidadania. De acordo com informações do Governo Federal, os programas oferecem capacitação profissional para pessoas com deficiência e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único.

O investimento total para a implantação dos programas deve ficar na casa dos R$ 11,9 milhões por parte do Governo Federal. E segundo os responsáveis pelo Programa Caminho Promissor, a proposta para implantação em Mossoró foi de R$ 293.330,00, com contrapartida do município de R$ 2.933,30. Em Mossoró o programa será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Juventude, e tem como responsável técnico, o servidor Nathan Fernandes Lopes, do Setor de Projetos da Guarda Civil Municipal.

O Ministério da Cidadania recebeu até 27 de Novembro, as propostas de municípios relacionadas ao programa, que além da aquisição de veículos adaptados, inclui a oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional para pessoas com deficiência,. “No total foram enviadas 61 propostas voluntárias de vários municípios. Ao todo, 38 municípios poderão receber até R$ 300 mil reais. Pode participar qualquer município com mais de 100 mil habitantes”, explica Nathan Fernandes.

Do total dos recursos destinados a cada município, até R$ 200 mil podem ser usados para a aquisição dos veículos e os outro R$ 100 são destinados às capacitações.

Com base na proposta enviada para o Ministério da Cidadania, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento das capacidades necessárias para o ingresso no mercado de trabalho e de oportunidades de emancipação das pessoas com deficiência, em bairros da zona urbana, da região do município de Mossoró/RN, inscritas no Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional na área de informática e aquisição de transporte do tipo van adaptada para cadeirantes, que possibilite o apoio logístico necessário para realização dessas ações.

“Nesse valor será utilizado para aquisição de veículo adaptado e realização de cursos profissionalizantes de informática (10 turmas de 24 alunos). O público alvo do projeto são 6782 pessoas maiores de 18 anos, de bairros da zona urbana, na região da cidade de Mossoró/RN, com deficiência e inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal”, destaca o responsável técnico pelo projeto.