segunda-feira - 19/02/2024

Cadastro Único recebe 58 novos computadores para ampliar atendimento à população

Por: Edinaldo Moreno

O Cadastro Único (CadÚnico)de Mossoró recebeu 58 computadores para reforçar o atendimento à população que procura uma das 15 unidades nos equipamentos do município. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (19), no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, bairro Aeroporto.

As máquinas serão distribuídas aos CadÚnico localizados no Centro Administrativo, no bairro Aeroporto; no Plantão Social, bairro Centro; além de 13 Centros de Referência da Assistência Social (CRASs) que ofertam o serviço.

Titular da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Erison Natécio destacou que o equipamento é a porta de entrada para os serviços socioassistenciais de todo o Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

“É um equipamento importantíssimo e a Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Governo Federal, está adquirindo esses 58 computadores que vão auxiliar no processo de descentralização do Cadastro Único. O prefeito nos passou a missão que era descentralizar e fazer com que a população tivesse acesso fácil aos serviços. Anteriormente eram somente três unidades de CadÚnico e hoje temos 15 locais, perfazendo todos os territórios, inclusive com busca ativa nas comunidades rurais”.

Gerente executiva do Cadastro Único de Mossoró, Joana Amélia disse que este é um dia para comemorar. “Esses computadores são muito importantes para atendermos os nossos usuários. Com eles, poderemos oferecer um atendimento de melhor qualidade e agilidade no nosso atendimento.”, explicou.

As unidades do Cadastro Único no município realizam, em média, 50 atendimentos diários. “Hoje temos uma equipe de 39 pessoas atendendo. Mossoró tem pouco mais de 70 mil famílias cadastradas em nossos bancos de dados”, frisou.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

UNIDADES CADASTRO ÚNICO EM MOSSORÓ

- Centro Administrativo (Aeroporto)

- Plantão Social (Centro)

- CRAS Barrocas