quinta-feira - 19/10/2017

Cadastro Único faz atualização de dados de idosos no Amantino Câmara

A equipe do setor de Cadastro Único, da Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude vai realizar uma ação nesta sexta-feira, 20, a partir das 8h, no Instituto Amantino Câmara. A ação consiste em inserir no CadÚnico os idosos que ainda não estão inseridos e atualizar as informações dos que já possuem. A atualização de dados será voltada para os idosos do Amantino Câmara que recebem o beneficio de um salario mínimo do Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS). O gerente do Cadastro Único, Max Alves destacou que esse cadastramento é fundamental para que esses idosos continuem a receber seus benefícios. “De acordo com o Decreto Presidencial de nº 8.805, 07/07/2016 é obrigatório, desde novembro de 2016, tanto para o requerimento, concessão e revisão bienal do BPC, que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais com as informações atualizadas no prazo máximo de 24 meses”, disse. Ainda de acordo com o Decreto, os idosos que recebem esse benefício do INSS precisam estar inseridos no Cadúnico até 31 de dezembro deste ano, podendo ter o benefício cancelado em caso de descumprimento. A atualização dos dados ou a inserção no Cadastro podem ser feitos todos os dias na Secretaria do Desenvolvimento Social e no Plantão Social, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. “Esse benefício é o que antes era chamado de amparo social, para pessoas acima de 65 anos, que têm renda de até um quarto do salário mínimo por pessoa na família. Os números são de cerca de dois mil idosos. Alertamos para que não deixem para a última hora”, explicou Marques Júnior, gerente do CadÚnico no Plantão Social.