terça-feira - 14/10/2025

“Cadastro Único em Ação” leva serviços para a comunidade Pedra Branca

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (Secom/PMM) Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou nesta terça-feira (14) mais uma ação do “Cadastro Único em Ação”, projeto que leva às comunidades rurais de Mossoró todos os serviços ofertados pelo CadÚnico. Desta vez, Pedra Branca, no polo Jucuri, foi a contemplada.

Desde a retomada das visitas à zona rural, a equipe do Cadastro Único de Mossoró esteve presente em aproximadamente 10 comunidades levando aos agricultores os serviços da unidade local. Em média, estão sendo realizados de 60 a 80 atendimentos em cada ação.

“A ação do Cadastro Único traz às comunidades rurais todos os nossos atendimentos que realizamos na zona urbana, toda a atualização, dúvidas, consultas de benefícios, solicitações de visita, inclusão, transferência de município, ou seja, todo o nosso atendimento realizado nas unidades descentralizadas e no Centro Administrativo”, explicou Mônica Raquel, coordenadora do Cadastro Único.

Mônica Raquel destaca ainda que o “Cadastro Único em Ação” otimiza o atendimento ao usuário, sobretudo, aquele que reside na zona rural do município. “As pessoas precisam atualizar esse cadastro a cada dois anos e quando esse serviço vem para a comunidade otimiza para que o usuário não precise se deslocar até a nossa unidade na zona urbana e com a nossa vinda eles acabam tendo esse serviço mais próximo de casa”, completou.

Agricultora Cleuza de Souza foi atualizar o cadastro na ação de hoje em Pedra Branca. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Moradora do Assentamento Vingt Rosado, comunidade próximo à Pedra Branca, Cleuza de Souza foi até o local onde estava sendo realizado o “Cadastro Único em Ação” para atualizar o seu cadastro e ressaltou a importância dessa iniciativa promovida pela Prefeitura de Mossoró.

“No meu ponto de vista é ótimo a Prefeitura trazer para a zona rural essa ação. Assim evita o nosso deslocamento para a cidade e economizamos na passagem de ida e volta do transporte. Sou da comunidade vizinha e estou aproveitando essa ação aqui em Pedra Branca para eu atualizar o meu cadastro”, disse.

O Cadastro Único para Programas Sociais identifica e caracteriza famílias de baixa renda residentes em todo o território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.

Ele é o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Mônica Raquel é coordenadora do CadÚnico em Mossoró. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

O Cadastro Único proporciona uma visão abrangente de parcela mais vulnerável da população brasileira, permitindo que os governos, em todos os níveis, saibam quem são essas famílias, onde vivem, suas condições de vida e suas necessidades. Essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura.

O Cadastro Único em Mossoró conta 14 locais de atendimento. São eles: Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, CRAS Abolição IV, CRAS Alto de São Manoel, CRAS Barrocas, CRAS Belo Horizonte, CRAS Bom Jardim, CRAS Bom Pastor, CRAS Costa e Silva, CRAS Jardim das Palmeiras, CRAS Quixabeirinha, CRAS Redenção, CRAS Santo Antônio, CRAS Sumaré e Plantão Social.

Projeto leva todos os serviços ofertados à zona rural. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

 

Anterior Próximo