quinta-feira - 30/05/2024

Blitz educativa marca início da 2ª edição da campanha "São João sem Rojão" em Mossoró

Por: Maricelio Almeida

Iniciativa também visa orientar público sobre o Decreto nº. 6.692/2022 — Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM) Iniciativa também visa orientar público sobre o Decreto nº. 6.692/2022 — Fotos: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

Começou nesta quarta-feira (29) a segunda edição da campanha "São João sem Rojão", uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró que busca conscientizar a população para os malefícios causados pelos fogos ruidosos para a saúde e bem-estar dos idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais. Para marcar o início das ações, foi realizada uma blitz educativa na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), no Centro da cidade.

A iniciativa também visa orientar o público acerca de pontos importantes do Decreto nº. 6.692/2022, que regulamentou a Lei nº. 3.492/2022, proibindo a soltura de fogos ruidosos em Mossoró. Ao longo de todo o mês de junho, diversas atividades de conscientização serão realizadas.

"É uma campanha necessária, porque temos nossas crianças atípicas, com hipersensibilidade auditiva, e como apoiadora da causa posso dizer que isso é maravilhoso, é fantástica essa iniciativa", pontuou Talita Garcia, representante da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (Amor).

Gleise Barbosa, da Associação Abrigo Mossoró, também ressalta a importância da campanha. "A gente fica muito feliz, não só pela aprovação da lei, pela regulamentação através de decreto, mas também com a realização dessa campanha de conscientização, porque isso é muito importante, para que a população adquira esse novo hábito de não soltar fogos ruidosos, não só no São João, mas também em outras datas comemorativas", disse.

Coordenadora de Saúde e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Mossoró, Ana Liza destaca o que os fogos ruidosos podem causar nos pets e na população. "A soltura de fogos ruidosos traz inúmeros problemas para os animais, autistas, idosos, pessoas acamadas. Os animais, por exemplo, têm uma sensibilidade auditiva quatro vezes maior do que a humana. Então, apenas gritos já causam um estresse exacerbado, imagine a soltura de fogos ruidosos, que pode causar acidentes e os animais podem vir a óbito", explicou.

"O intuito principal da Prefeitura, nesse trabalho em conjunto com várias secretarias, é dar visibilidade a essa causa importante, e defender que o povo de Mossoró entenda que nós temos uma lei que multa as pessoas, mas muito mais que uma lei, a gente quer a conscientização, porque só vamos mudar a realidade e facilitar a vida daquelas pessoas que se sentem incomodadas, e podem até morrer com a soltura de fogos ruidosos, quando a gente tiver empatia", finalizou o assessor especial para Políticas de Inclusão da Prefeitura de Mossoró, Petras Vinícius.