quinta-feira - 09/04/2026

Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte completa 78 anos de fundação

Por: Thiago Braga

Foto: Secom/PMM Foto: Secom/PMM

A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte completou 78 anos de fundação no último domingo (5). Criado em 1948, o equipamento público é um espaço de incentivo ao hábito da leitura, fomento ao desenvolvimento de leitores, pesquisa e estudos.

Localizada na Praça da Redenção, bairro Centro, a Biblioteca Municipal funciona desde 15 de julho de 2006, no prédio da União Caixeiral. Atualmente, o seu acervo é composto por cerca de 60 a 70 mil exemplares.

“Com a sua fundação, em 1948, criou-se o hábito da leitura entre os mossoroenses. Um equipamento importante para as pessoas buscarem informação e conhecimento. A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte não é simplesmente um local de acomodar livros, é um local de conhecimento, de buscar informação”, destacou Eriberto Monteiro, auxiliar de pesquisa.

O equipamento abriga um rico acervo bibliográfico, reunindo importantes obras do Rio Grande do Norte. “A biblioteca dispõe de vários espaços aos quais a população pode ter acesso. Hoje, na Biblioteca Municipal Ney Pontes, temos a sala de estudo, climatizada e acessível para todas as pessoas que quiserem estudar aqui. Temos o Acervo Infantil, o Acervo Referência, o Acervo Geral, o Acervo Mossoroense e temos também o Acervo de Obras Raras”, detalhou Aliane Medeiros, diretora da biblioteca.

A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte é aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, não sendo necessário realizar agendamentos. Além da consulta ao acervo bibliográfico, a população dispõe de sala de estudos climatizada e ainda acervo infantil.

Recentemente, a Prefeitura de Mossoró publicou decretos de tombamento de 11 prédios públicos no município, incluindo a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. A iniciativa foi publicada no Diário Oficial de Mossoró (DOM), edição de 26 de março de 2026.

Os tombamentos consideram a Lei Municipal nº 3.917, de 15 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o tombamento e preservação do patrimônio cultural, histórico, artístico e paisagístico no Município de Mossoró; o Decreto Municipal nº 7.120, de 10 de junho de 2024, que regulamenta a Lei nº 3.917/2021; e o Inventário de Reconhecimento elaborado pela Comissão Técnica de Salvaguarda do Patrimônio Histórico, o qual atesta o valor histórico, arquitetônico, urbanístico, simbólico, paisagístico e identitário do imóvel.

Tags:
Anterior Próximo