terça-feira - 01/10/2019

Autoridades prestigiam Cortejo da Liberdade neste dia 30 de setembro

O Cortejo da Liberdade marcou o encerramento da programação do "Mossoró Terra da Liberdade" 2019 e milhares de pessoas acompanharam o desfile cívico- militar e o cortejo cultural na Avenida Rio Branco. Diversas autoridades também compareceram ao evento que celebra a data magna do município, a libertação dos escravos 5 anos da Lei Áurea.

A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Izabel Montenegro, acompanhou todo o desfile e destacou a participação da população nas ruas. “Encerramos a programação em grande estilo. Acredito que esse tenha sido um dos maiores cortejos dos últimos anos. Hoje a gente viu aqui uma multidão que encheu a avenida Rio Branco para assistir o cortejo da liberdade. Isso é muito importante pra gente comemorar uma data tão significativa para a cidade de Mossoró”, frisou.

O deputado federal Beto Rosado também acompanhou o cortejo e falou sobre o evento que resgata a luta pela liberdade do povo de Mossoró. “É muito importante esse momento que a prefeitura resgata essa tradição que Mossoró tem com suas questões libertárias. Esse momento retrata todos os feitos históricos que o município tem e que é orgulho do povo mossoroense. Todos estão de parabéns por fazer essa linda festa pra toda a população de Mossoró”, falou o deputado.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância de manter viva a tradição do Cortejo da Liberdade na cidade e também a participação da população na avenida Rio Branco. “Nosso cortejo foi lindo. A participação das escolas, de grupo de idosos, maçonaria, fanfarras, foi uma coisa linda, estão todos de parabéns. Ver a população na avenida, atenta, acompanhando nossa história foi muito bonito. Encerramos os festejos da Liberdade com uma festa maravilhosa”, disse a prefeita.

Ainda acompanharam o desfile a vice-prefeita, Nayara Gadelha; os vereadores Manoel Bezerra, Sandra Rosado e Zé Peixeiro; o presidente da Previ Mossoró, Elviro Rebouças; o secretário de Cultura, Eduardo Falcão; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Rosado; a secretária de Comunicação Social, Aglair Abreu; a secretária de Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini; a secretária de Educação, Magali Delfino; a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto; o secretário de Segurança Pública, Socrátes Vieira; e os secretários de Esporte e Saúde, Aldo Gondim e Saudade Azevedo, que desfilaram nas alas de suas respectivas secretarias no percurso do cortejo.