sexta-feira - 29/09/2023

“Auto da Liberdade”: Plateia prestigia mais uma noite de espetáculo

Por: Solange Santos

Visando contar fatos históricos de Mossoró, o Espetáculo “Auto da Liberdade” 2023 recebeu nesta quinta-feira (28) um bom número de pessoas para prestigiar a 2ª segunda noite de evento, realizado na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“A primeira noite foi um sucesso, o público saiu daqui da Estação das Artes muito feliz, e hoje também esperamos um bom número de pessoas para prestigiar esse espetáculo que narra a bravura do povo mossoroense. Neste ano, em todos os eventos da Prefeitura, estamos credenciando os comerciantes locais para poderem trabalhar de forma mais organizada”, declarou o secretário municipal de Cultura, Igor Beleza.

Do palco do "Chuva de Bala no País de Mossoró" diretamente para o espetáculo "Auto da Liberdade", o personagem do padre Mota, representado pelo ator Carlos José, tem sido presença garantida, ressalta o orgulho que tem de contar um pouco sobre a história desta cidade.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Para mim é um orgulho sempre fazer parte dessa história e poder contá-la. Tantos anos fazendo esse personagem no 'Chuva de Bala...' e trazendo também para o 'Auto da Liberdade'. Falando como ator, é desafiador conseguir manter o padrão do personagem. Mossoró é uma cidade que respira história. Para nós que fazemos arte, isso é maravilhoso, ter assim esse poço de histórias para contar”, declarou.

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A atriz Yasmim Oliveira, que representou a personagem Ana Floriano, comenta sobre as expectativas dos atores sobre a segunda noite de espetáculo. “A primeira noite é sempre muito emocionante. É a estreia, quando a gente quer ver como será a reação do público, ver como vão entender a maneira escolhida para ser contada neste ano. E a expectativa para hoje está lá em cima, porque a gente sempre deposita as expectativas no segundo dia. No "Auto da Liberdade" estamos falando da nossa história, não há terceiros personagens, somos nós, são pessoas que estavam aqui antes da gente, que conquistaram fatos comentados no mundo inteiro é de uma importância sem igual”, disse.

A Secretaria Municipal de Cultura realizou este ano o cadastramento com comerciantes para atuarem no espetáculo “Auto da Liberdade”. As comerciantes Mayara Duarte e Sonara Roberto declaram sobre a importância da realização do credenciamento para deixar o evento mais organizado.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“Em outras épocas, quando acontecia o 'Auto da Liberdade', eu ficava fora, não existia assim esse credenciamento, não existia esse cadastro. E eu vejo que agora, com a nova gestão, tudo está sendo bem organizado, desde o 'Mossoró Cidade Junina', que participei até agora, os eventos que estão sendo muito organizados pela Prefeitura”, enfatizaram Mayara Duarte.

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

“Vejo como comerciante, a oportunidade que a gente tem com o credenciamento realizado, permitindo mais organização para trabalhar. Hoje é o segundo dia, a gente aguarda o público na certeza que será ótimo”, concluiu Sonara Roberto.