sábado - 11/10/2025
Aulas da turma 2025.2 do programa “Jovem do Futuro” são iniciadas
Por: Edinaldo Moreno
A Prefeitura de Mossoró iniciou neste sábado (11) as aulas da turma 2025.2 do programa “Jovem do Futuro” nos diversos polos espalhados pelo município. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Esta nova etapa do programa conta 1.750 jovens inscritos.
O programa “Jovem do Futuro” visa formar cidadãos e qualificar jovens para o mercado de trabalho. Ele promove inclusão social, formação cidadã e qualificação profissional, incentivando o empreendedorismo entre os jovens do município.
Podem participar jovens de 15 a 21 anos que atendam aos critérios de residir em Mossoró, estar matriculado e frequentando a rede pública de ensino municipal, estadual ou federal (ou apresentar certidão de conclusão de Ensino Médio se tiver concluído), além de possuir renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e ter a família inscrita no Cadastro Único atualizado.
Um dos polos é a Escola Municipal Heloísa Leão de Moura, localizada no bairro Bom Jesus. A estudante Pamella Vanderlúcia, 18 anos, destacou a importância de participar do programa e também a expectativa sobre o aprendizado que terá durante o período de realização do “Jovem do Futuro”, nesta segunda etapa de 2025.
“Estou na expectativa de participar do ‘Jovem do Futuro’. Meus amigos me indicaram para fazer. Eles disseram que gostaram muito da experiência e me recomendaram a participar. No ‘Jovem do Futuro’ tem um curso que eu quero fazer muito que é de boleira. Meu sonho é fazer bolo”, contou a aluna residente no bairro do Sumaré.
Alice Maria, também é da mesma turma de Pamella, e ressaltou ser muito prazeroso estar participando do “Jovem do Futuro”. “Tenho expectativa que o programa ‘Jovem do Futuro' impacte no meu futuro profissional. Essa oportunidade que o programa dá para o jovem mossoroense é muito importante para profissionalizá-lo ao mercado de trabalho”, disse a moradora do Alto do Sumaré.
O monitor Ugnelson Nogueira também salientou a oportunidade que a Prefeitura de Mossoró dar aos jovens mossoroenses em participar do programa “Jovem do Futuro”. “O programa ‘Jovem do Futuro é muito importante porque traz várias oportunidades aos jovens de Mossoró. É uma política pública que temos na cidade para ajudar a esses jovens entrarem no mercado de trabalho e também se tornarem novos empreendedores”.
Cada participante ganha uma bolsa no valor de R$ 350,00 durante o período de cada turma, além de material didático.É uma oportunidade de formação em cursos de cidadania e profissionalizantes no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).