sexta-feira - 12/09/2025
Audiência pública detalha construção do novo Plano Plurianual com participação popular
Por: Larissa Maciel
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Seplan), apresentou e discutiu nesta quinta-feira (11), na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o Plano Plurianual corrrespondente aos anos de 2026 a 2029.
O encontro teve como principal objetivo apresentar o plano que contou com participação da população através do “Mossoró Participativa”, um espaço de opinião pública desenvolvido pelo site https://participativa.mossoro.rn.gov.br , onde cada cidadão pôde opinar sobre as áreas prioritárias da gestão no processo de planejamento das políticas públicas.
“A construção do Plano Plurianual foi um processo elaborado considerando a escuta popular e também o diagnóstico elaborado por meio das secretarias municipais. É um projeto muito importante para a cidade porque é o norteador de toda a atuação do poder público municipal durante quatro anos. Além do mais, é um projeto, uma lei que serve que fundamenta e orienta a LOA do período”, explica a secretária de Planejamento, Orçamento e Finanças, Tatiane Paula.

O Plano Plurianual correspondente a 2026 e 2029 aguarda aprovação pela Câmara Muniicipal e tem como destaques em sua elaboração programas como “Incluir”, voltado à inclusão de estudantes com deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA), “De Mossoró para o Mundo” e “Partiu Brasil”, programas alinhados à Rede Municipal de Ensino, “Mossoró Casa do Povo”, programa de infraestrutura e habitação que visa a erradicação de moradias precárias, substituindo casas de taipa por alvenaria, além de programas de saúde e bem-estar e assistência social.