sexta-feira - 30/05/2025

Atualização de rebanho é prorrogada até o dia 15 de junho

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) prorrogou até o próximo dia 15 de junho a atualização da declaração de rebanho dos produtores rurais. Em Mossoró, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) realiza a atualização. O prazo final para declarar o rebanho era 31 de maio.

Durante este mês, a Secretaria de Agricultura realizou três mutirões em nove comunidades rurais para que o pequeno produtor pudesse declarar o rebanho. A equipe da Seadru passou por Recanto da Esperança, Montana, Real, PA Carmo, Mulunguzinho, Hipólito, além de Independência, Cabelo de Nego e Riachinho.

“A Secretaria de Agricultura realizou alguns mutirões neste mês para fazer essa atualização dos rebanhos. A campanha seria realizada até o dia 31 de maio, mas foi prorrogada pelo Idiarn até o próximo dia 15 de junho. A gente reforça aos produtores que não realizaram a atualização de rebanho ainda que procurem a Secretaria de Agricultura ou o Idiarn para regularizarem a situação”, alertou Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Seadru.

A declaração deve ser feita para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros). A atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, ocorrendo geralmente com a vacinação contra a febre aftosa, que também costumava ser semestral. 

O Rio Grande do Norte alcançou uma nova classificação sanitária, em que o Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o RN como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. A última campanha de vacinação contra a febre aftosa no RN ocorreu em abril do ano passado.

Anterior Próximo