segunda-feira - 05/06/2023

Atuação da GCM contribui para garantir segurança e redução da violência em Mossoró

Por: Italo Bruno

Mossoró registrou redução de 40,63% no total de homicídios nos cinco primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados constam em relatório da Agência de Inteligência do Comando de Policiamento Regional do Estado.

A cidade contabilizou 38 homicídios nos cinco primeiros meses deste ano ante um total de 64 no mesmo período do ano passado.  O período compreende de 1º de janeiro a 31 de maio. Outro ponto de destaque é a identificação da redução em todos os meses deste ano.

A redução da violência tem sido uma prioridade constante da Prefeitura de Mossoró. A Guarda Civil Municipal (GCM) vem marcando presença com vigilância constante e está com efetivo monitorando ruas e áreas de maior incidência criminal, atuando ostensivamente para garantir a segurança do cidadão. A GCM também está presente nas políticas educacionais e de proteção à mulher, tais como: patrulha nas escolas, palestras educativas, Patrulha Maria da Penha e atividades comunitárias. A Guarda Municipal contribui diretamente para a redução da violência letal no município.

“Isso é um reflexo do aumento das forças de segurança, trabalhando de forma integrada. Para que tenhamos um exemplo, a Guarda Municipal triplicou seu efetivo no momento mais crucial, quando tivemos ataques registrados na cidade, o que significa também um reflexo enorme nessas estatísticas. Nesse período, Mossoró chegou a mais de 25 dias sem registrar homicídio, tendo em vista as estratégias de segurança e o aumento de viaturas, trabalhando de forma integrada com as demais forças de segurança. Hoje, permanecemos ainda com nosso trabalho intensificado. E mais uma vez contribuímos para obtenção de bons resultados com esse árduo trabalho preventivo e ostensivo que a gente vem fazendo com toda a nossa equipe, seja de rua ou do trabalho de monitoramento que nos ajudam a direcionar as nossas estratégias e, consequentemente, atender melhor à população, preservando sempre a vida do mossoroense. Isso também é um reflexo de toda capacitação e investimento que a Prefeitura fez em estrutura e condições de trabalho, seja com novas viaturas ou armamento. E indubitavelmente isso impacta diretamente nesses números”, destacou o comandante da GCM, Thiago Oliveira.