terça-feira - 02/06/2020

Atletas mossoroenses, apoiados pela Secretaria de Esporte, conquistam medalhas em competição virtual de Poomsae

Quatro atletas mossoroenses conquistaram medalhas na uma competição virtual de Poomsae promovida pela Federação potiguar de Taekwondo. Para participar do evento, os atletas locais contaram com o apoio da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Escola de Artes.

O evento coordenado pelo mestre Marcelo Bezerra, segundo os atletas foi uma forma que a diretoria técnica da Federação Potiguar de Taekwondo, encontrou de movimentar com segurança atletas locais. No entanto, a Competição Virtual de Poomsae teve uma repercussão tão boa que atletas outros países demonstraram interesse em participar.

A diretoria da Federação afirma que observando outros eventos semelhantes resolveu proporcionar essa atividade segura para seus filiados, que por necessidade de isolamento social deixaram de frequentar suas academias. “A competição superou todas as expectativas e nos mostrou que há alternativas dentro do esporte para reduzir os impactos deixados pela pandemia”.

A Competição Virtual terá várias etapas, e ao final de cada uma serão premiados os atletas que se destacarem. Além de certificado, os atletas receberão medalhas.

“A primeira etapa do evento se encerrou ontem. Houve o prazo de inscrição, e os atletas inscritos enviaram seus vídeos, para serem analisados por juízes, com a soma das notas de cada um foi feito o quadro de classificação geral. Poomsae é uma sequência de movimentos de defesa e ataque, em que é preciso haver coordenação equilíbrio e precisão, gerando potência, velocidade e ritmo, principais características dessa modalidade”, explica o atleta Felipe Lima, professor voluntário da Escola de Artes.

A próxima etapa da competição deve acontecer dentro de dois meses, e os organizadores estão aguardando para divulgar se continuará por meio virtual, ou haverá possibilidade de realizar presencialmente, dependendo de como estará a situação em relação a pandemia do novo coronavírus.

Atletas medalhistas:

Caio Gustavo Santana – OURO (Categoria Juvenil, faixa vermelha, 2 gub)

Alysson Maxwell Pereira da Silva – OURO (Categoria Adulto, faixa laranja, 7 gub)

Felipe Lima – BRONZE (Categoria Adulto, até 30 anos, faixa preta, 2 dam)

Bruno Miguel – PRATA (Categoria Infantil, faixa cinza)