quinta-feira - 10/03/2022

Atividades do Projeto Primeira Infância Cidadã têm sequência em Mossoró

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró recebeu nesta quinta-feira (10) a visita de membros da equipe do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), realizado pela Avante - Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Mossoró é um dos 15 municípios do país a pactuar acordo de cooperação para a execução do projeto.

As representantes da Avante, Iany Bessa e Fabíola Bastos, visitaram, pela manhã, alguns equipamentos públicos municipais, como a Unidade de Educação Infantil (UEI) Eva Maria, no bairro Barrocas e o Parque Municipal Maurício de Oliveira.

Durante à tarde, Iany e Fabíola se reuniram, no auditório do Centro Administrativo, com as equipes das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde e, na sequência, visitaram o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no Abolição IV, e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Quixabeirinha.

O objetivo do PIC é promover atividades voltadas ao fortalecimento de políticas públicas que assegurem os direitos das crianças, principalmente na elaboração e atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância. O projeto trabalha priorizando a mobilização e qualificação dos diferentes atores sociais, com programação que prevê uma série de ações voltadas para agentes públicos e conselheiros tutelares, como trilhas formativas, webninários e podcast.

“É um importante projeto que visa garantir os direitos fundamentais da primeira infância. Aqui fazemos uma ampla parceria para garantir esses direitos, abrangendo as grandes áreas que impactam diretamente as crianças nessa faixa etária, como a Assistência Social, Educação e Saúde. O projete oferece momentos de formação, a partir dos quais podemos traçar políticas públicas específicas para beneficiar a primeira infância”, destacou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Thiago Marques.

A professora Maquézia Morais, coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, também acompanhou a reunião com a equipe da Avante, pontuando os avanços que a iniciativa proporciona para a rede municipal de ensino. “É muito importante ter esse olhar cuidadoso de políticas públicas direcionadas para a primeira infância, pensando toda a intersetorialidade, tendo em vista que a Educação Infantil se preocupa com o desenvolvimento integral da criança. São contribuições significativas para o aprendizado e desenvolvimento das nossas crianças”, relatou.

A coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Janielly Mendonça, também presente à reunião da tarde desta quinta (10), ressalta a importância da iniciativa da Avante. “O PIC vem fortalecer a política da primeira infância. É um projeto que vem formar a rede de Mossoró, para que possamos revisitar e atualizar o Plano Municipal pela Primeira Infância. Enquanto Secretaria de Saúde, nós oferecemos assistência a essas crianças em toda a nossa rede, começando pela atenção básica”, comentou.

Participaram da reunião, além das representações da Prefeitura de Mossoró, membros do Conselho Tutelar e o promotor de Justiça Sasha Alves, que atua na defesa dos direitos da infância e juventude.

SOBRE A AVANTE

A Avante – Educação e Mobilização Social é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) – uma entidade privada sem fins lucrativos, que busca a garantia de diretos de crianças, jovens, mulheres, famílias e profissionais da Educação, agentes comunitários e agentes públicos. Como principal ferramenta a Avante faz uso de processos formativos que considerem os sujeitos como capazes de aprender, de construir significados e fazer sentido das suas histórias, atuando crítica e colaborativamente na sociedade.