segunda-feira - 22/05/2023

Atividades da “Semana Mundial do Brincar” são iniciadas com encontro formativo para supervisores

Por: Maricelio Almeida

Iniciando a programação da “Semana Mundial do Brincar”, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró realizou, na manhã desta segunda-feira (22), um encontro formativo com supervisores da Rede Municipal de Ensino.  Com o tema “Territórios das brincadeiras na Educação Infantil”, o evento contou com palestra ministrada pelo professor Expedito Jacó Paulino.

“As formas de trabalhar com a Educação Infantil, principalmente trabalhar com o brincar, são bem interessantes. É uma forma lúdica, que aborda toda o desenvolvimento psicomotor da criança. É importante também ter o cuidado de como trabalhar essa brincadeira para que a criança venha a ter um desenvolvimento correto na questão do corpo e da mente, onde se constitui todo o processo de aprendizagem e enriquecimento, o aprender brincando”, pontuou Jacó Raulino.

O encontro teve como público-alvo os supervisores que atuam na Educação Infantil. É o caso, por exemplo, de Edmi Medeiros, que elogiou a programação. “Todas as formações são de fundamental importância para a atuação dos supervisores. Sobre a temática desta formação em específico, o brincar é uma das atividades presentes na Educação Infantil e nas atividades do dia a dia dos professores dentro de sala de aula. Portanto, é muito importante para as crianças, para que no futuro elas possam se desenvolver cada vez mais”, comentou.

A “Semana Mundial do Brincar”, movimento executado pela Aliança pela Infância, segue até o 28 de maio, com o tema “A Natureza no Brincar”, como explica a coordenadora de Educação Infantil da SME, Alaíde Andrade. “Estamos iniciando a ‘Semana Mundial do Brincar’, que ocorre de 20 a 28 de maio, trazendo um momento prático para as supervisoras sobre a importância da brincadeira na Educação Infantil. Esses momentos sempre são muito importantes para nós, e ter os supervisores aqui, além de fortalecer a nossa prática, também fortalece os nossos laços profissionais, pois eles são os nossos multiplicadores nas salas de aula”, afirmou.

A diretora administrativa de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Gilneide Lobo, também reforça a importância do encontro formativo. “Há uma necessidade de compreensão de que o brincar na Educação Infantil não é uma brincadeira aleatória, descontextualizada, mas uma brincadeira que leva criança a aprender. Esse encontro trata justamente dos territórios das brincadeiras, tendo em vista o tema da ‘Semana Mundial do Brincar’”, concluiu.