quarta-feira - 24/05/2023

Atividades da campanha “Maio Laranja” têm sequência nas unidades de ensino de Mossoró

Por: Maricelio Almeida

As escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró seguem desenvolvendo ações referentes à temática de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. As atividades voltadas ao “Maio Laranja” acontecem com a participação de toda a comunidade. Nesta terça-feira (23), a UEI Eva Maria Dantas da Fonseca, por exemplo, promoveu uma palestra sobre o assunto, tendo como público-alvo os pais dos alunos.

A palestra foi ministrada por Robson Nogueira, graduando em Psicologia. “Falar sobre isso com pais de uma faixa etária infantil traz um aporte psicológico muito importante na vida de cada um. Conversamos sobre as primeiras abordagens acerca do abuso sexual e exploração, também abordamos a importância do elo da segurança e da confiança familiar. É sobre acolhimento, sobre amor, é sobre estar atento a tudo que está acontecendo com os nossos filhos”, disse.

Robson Nogueira, palestrante

Suely Morais, mãe de aluno da UEI, acompanhou a palestra e elogiou a iniciativa da unidade. “Há coisas que foram ditas aqui que deixamos passar despercebido muitas vezes. Então essa palestra serviu para que eu e o pai estejamos mais atentos a ele dentro de casa, ao que falamos e ao que ele assiste, por exemplo”, comentou.

As ações do “Maio Laranja” são fruto do Programa Saúde na Escola (PSE), e realizadas a partir de parceria entre os articuladores do programa na Secretaria Municipal de Educação (SME) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A agente comunitária de saúde, Aline Roque, participou da atividade na UEI Eva Maria. “Estamos aqui como profissionais de saúde, nos unindo aos profissionais da educação nessa campanha, para semearmos conhecimento, trazendo orientação e um alerta aos familiares”, frisou.

Aline Roque, agente comunitária de saúde

Danielle Medeiros, diretora da UEI Eva Maria Dantas, pontuou a relevância da campanha “Maio Laranja”. “Estamos trabalhando uma campanha de uma importância muito grande, que é a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Essa palestra realizada na unidade traz, de uma forma mais clara para os pais, a importância de estarem atentos ao que as crianças estão assistindo no telefone, as brincadeiras, por exemplo”, concluiu.

Tags:
Anterior Próximo