quarta-feira - 15/05/2024

Atividades da 11ª edição do "PET-Saúde: Equidade" têm início em Mossoró

Por: Thiago Braga

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e UniCatólica do Rio Grande do Norte, realizou a abertura do 11º Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade). O evento aconteceu na sexta-feira (10).

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). A iniciativa visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

Além disso, o programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

“O PET-Saúde Equidade possibilita uma prática interdisciplinar e interinstitucional a partir do momento em que gera a necessidade de articulação entre alunos e docentes de várias instituições de ensino, o serviço de saúde pública e a comunidade com temáticas que são extremamente relevantes e importantes na atualidade. Temáticas como: gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiência, bem como à valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no SUS”, explicou Dr.ᵃ Kalyana Fernandes, coordenadora geral do programa.

As atividades dos projetos PET-Saúde: Equidade serão desenvolvidas em três eixos, tomando como temática central a valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS.

“O Projeto PET-Saúde é uma iniciativa fundamental para fortalecer as bases do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao unir as universidades, os serviços de saúde e a comunidade, ele cria uma rede de conhecimento e práticas essenciais para a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população. E uma das grandes contribuições desse projeto é a qualificação dos trabalhadores e futuros trabalhadores do SUS, por meio de atividades práticas, interdisciplinares e voltadas à realidade dos serviços de saúde. Os participantes do projeto aperfeiçoam e desenvolvem habilidades técnicas essenciais para um atendimento de qualidade e humanizado à população”, destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

O projeto tem uma abordagem interdisciplinar, envolvendo os seguintes cursos: Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Serviço Social. São 62 bolsistas e cerca de 20 voluntários. As atividades do projeto têm duração de dois anos.

“Sabemos que as demandas e desafios enfrentados pelos profissionais de saúde são complexos e multifacetados, por isso, é fundamental que tenhamos uma visão holística, pois ao trabalhar as interseccionalidades do cotidiano na saúde de forma intersetorial, colaborativa e integrada contribui para a construção de um SUS mais eficiente, inclusivo e comprometido com a promoção da saúde. Portanto, é imprescindível que continuemos investindo e fortalecendo iniciativas como essa. Juntos podemos transformar o SUS e garantir que ele seja verdadeiramente para todos”, frisou Rita de Cássia, gerente executiva de Educação em Saúde do município.