quinta-feira - 10/11/2022

Associações e entidades comemoram regulamentação de lei contra soltura de fogos ruidosos

Por: Wesley Duarte

Associações e entidades voltadas ao acolhimento dos autistas, idosos, pessoas com deficiência e ligadas à proteção aos animais celebraram a assinatura do Decreto nº 6.692, que regulamenta a Lei nº 3.492/2022, a qual fiscaliza e conscientiza a população referente à proibição do manuseio, utilização, queima e soltura de fogos ruidosos. O ato solene de assinatura aconteceu, na manhã desta quinta-feira (10), no Palácio da Resistência.

Emanuelle Teles, vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró e Região (AMOR), não conteve a emoção e se emocionou diante da ampla atenção da Prefeitura de Mossoró com a causa. Emanuelle comemora o fim de uma luta de décadas. Com apoio do município, agradece a regulamentação da Lei Municipal.

“É um momento muito especial, a gente vem nessa luta há muito tempo, as crianças autistas, em sua grande maioria, tem uma hipersensibilidade auditiva, ou seja, sentem o estímulo de uma forma muito acentuada e relatam dores. Nesse momento é uma sensação de alívio. Como pai, mãe e família, me sinto aliviada pelo meu filho e pelos outros. Nesse momento sentimos que chega o fim de uma prática dolorosa. A regulamentação vem pra dizer que as forças de segurança e a Prefeitura estão conosco agora”, agradeceu Emanuelle.

Prefeito Allyson Bezerra assina Decreto no Salão dos Grandes Atos. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

De acordo com o decreto, a lei regulamentada passa a ter fiscalização garantida pela Prefeitura de Mossoró, por intermédio da Guarda Civil Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM). O município também ampliará as ações de conscientização através dos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Mossoró, disseminando a importância do cumprimento da lei, que visa a qualidade de vida da população.

“Essa é uma luta bem antiga, porque nós resgatamos os animais, cuidamos e colocamos para doação. A gente acompanha de perto o sofrimento dos animais quando há soltura de fogos. É a realização de um sonho. A gente fica muito feliz com a regulamentação, somos muito gratos aos autores e ao prefeito pela regulamentação da lei”, disse Gleice Carle, representante do Abrigo Mossoró.

O prefeito Allyson Bezerra relata a importância do decreto que regulamenta a fiscalização e principalmente a conscientização. O gestor evidencia que o município promoverá ações educativas, estabelecendo de forma pedagógica, uma comunicação eficiente com a população referente a necessidade do cumprimento da lei. Esclarece que a sociedade poderá buscar a Guarda Civil Municipal para realizar a denúncia na eventualidade da soltura de fogos ruidosos.

Associações e endidades celebram assinatura de Decreto. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

“Muitas entidades lutam há muito tempo por esse momento. Vereadores de Mossoró já tinham apresentado esse projeto na Câmara em gestões anteriores e tinha sido vetado. Agora o projeto se torna realidade, temos a lei municipal regulamentada. Cabe agora à Guarda Municipal e às forças de segurança do nosso município fazerem a fiscalização e punir, porventura, aquele que venha a realizar a soltura de fogos ruidosos na cidade de Mossoró”, explicou Allyson Bezerra.

“Nós do conselho reconhecemos a assinatura desse decreto como um momento histórico para a sociedade mossoroense, porque a partir desse momento nós temos como, de fato, acionar as instituições”, disse Socorro Rocha, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Socorro Rocha, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Através do Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), a Guarda Civil Municipal poderá ser acionada em caso de descumprimento da lei. O atendimento acontecerá por meio do número 153, com funcionamento 24h por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Um canal no WhatsApp, através do número (84) 9 8631-700, também está à disposição para receber denúncias.